Homem é preso por aplicar golpe do presente de aniversário, em Joinville
Crime já foi realizado em outras cidades de Santa Catarina
Crime já foi realizado em outras cidades de Santa Catarina
Neste sábado, 10, a Polícia Civil prendeu em flagrante um homem, de 22 anos, no bairro Boa Vista, em Joinville, por praticar o crime conhecido como Golpe do Aniversário. O crime já foi registrado em várias partes do Brasil.
De acordo com a polícia, os bandidos se passam por empresas e entram em contato no dia do aniversário da vítima dizendo que vão enviar um presente, e que a pessoa só precisa pagar uma pequena taxa de entrega.
Os golpistas dizem que não aceitam dinheiro em espécie e, na hora de passar o cartão e digitar a senha, o crime acontece. Usando uma máquina de cartão adulterada, os falsos entregadores levam grandes valores das contas das vítimas que somente percebiam a fraude ao serem avisadas algum tempo depois pelos seus respectivos bancos.
Após a detenção, foram apreendidos em um condômino da zona leste diversos objetos com origem ilícita, como máquinas de cobrança de diversas marcas, aparelhos de celular, cartões de crédito, além de duas motocicletas empregadas na prática nos crimes investigados.
No último mês, cerca de 25 vítimas nas cidades de Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu e Joinville caíram no golpe e sofreram dano estimado em R$ 300 mil.
A operação, que conta com a Delegacia de Combate a Estelionatos – DCE/Joinville, Departamento de Investigações Criminais – Decod, DRR, Decrim e DPA, com apoio da Guarda Municipal, Nisp/Seprot e 2ªDRP, segue em apuração para detectar outros integrantes da organização criminosa.