Homem que atirou e matou advogado em São Francisco do Sul é preso em Joinville

Segundo a Polícia Civil, assassinato foi planejado

Homem que atirou e matou advogado em São Francisco do Sul é preso em Joinville

Segundo a Polícia Civil, assassinato foi planejado

Yasmim Eble

O suspeito dos disparos contra o advogado Hamilton Lopes Ribeiro, que foi morto a tiros no dia 2 de maio deste ano, em São Francisco do Sul, foi preso nesta quarta-feira, 31, no bairro Saguaçu, em Joinville. O autor foi preso de forma preventiva por 30 dias, podendo se estender por mais 30.

O homem, de 25 anos, estava foragido do Presídio Regional de São Francisco do Sul desde 2021 após uma saída temporária. Ele tinha um mandado de prisão ativo por tráfico de drogas e por participar de uma organização criminosa. 

Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta quinta-feira, 1º, para passar detalhes sobre o caso. Segundo a Polícia Civil, o crime foi premeditado e o planejamento começou, pelo menos, 30 dias antes.  

Imagens das câmeras de segurança da região mostraram o acusado passando diversas vezes pela residência do advogado. “Ele conhecia a rotina da vítima. Após voltar de uma atividade de lazer, a vítima foi surpreendida com os disparos”, explica o delegado Murilo Batalha. 

As investigações contaram com o apoio da Promotoria de São Francisco do Sul/SC e da Vara Criminal, que deu o suporte necessário e analisou os pedidos das ordens de prisão e de busca e apreensão.

O suspeito de 25 anos é residente de São Francisco do Sul e foi identificado 15 dias após o crime, porém fugiu para a residência de familiares, no bairro Saguaçú, em Joinville, onde foi preso.

Investigação continua

Conforme relatado pela Polícia Civil, não há dúvidas de que o homem seja o autor dos disparos. “Temos provas concretas disso. Agora, porém, precisamos continuar com a investigação para entender a motivação e descobrir os mandantes do crime”, relata o delegado Larry Marcelo Rosa. 

O homem foi a terceira pessoa presa durante a investigação. Outras duas pessoas foram presas desde o dia 2 de maio, porém foram soltas. Também foram efetuados mandados de busca e apreensão que devem auxiliar a chegar até os mandantes do crime. O acusado ainda não foi ouvido pela Polícia Civil. Ele permanecerá preso por 30 dias. 

O crime

Na manhã do dia 2 de maio deste ano, um advogado foi morto a tiros na rua José Justino Rosa, no bairro Rocio Grande, em São Francisco do Sul. A vítima foi identificada como Hamilton Lopes Ribeiro, que foi encontrado a cerca de 100 metros da casa onde morava.

À PM, testemunhas relataram que ouviram barulho de moto seguido de dois disparos em frente à residência de número 81, onde Hamilton morava. Ele teria saído correndo e foi abordado pela motocicleta em frente a outra casa, onde foram efetuados vários disparos. Além disso, afirmaram terem ouvido um total de oito disparos e o barulho da motocicleta.

Segundo a PM, a residência de Hamilton possuía câmeras de monitoramento, cujas imagens foram enviadas para perícia. Ao todo, foram encontrados oito estojos de munição calibre ponto 380 no local, seis em frente à residência de Hamilton e dois em frente a outra casa.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo