Homenagem à cicloviajante venezuelana morta no Brasil acontece em Joinville nesta sexta-feira

Pedalada ocorre em diversas cidades do mundo

Homenagem à cicloviajante venezuelana morta no Brasil acontece em Joinville nesta sexta-feira

Pedalada ocorre em diversas cidades do mundo

Isabel Lima | Revisão

Ciclistas de Joinville e de outros países se preparam para pedalar, nesta sexta-feira, 12, em homenagem a ciclista e artista circense venezuelana Julieta Hernández. Palhaça Miss Jujuba, como era conhecida, foi assassinada em Presidente Figueiredo (AM). O corpo dela foi encontrado no dia 5 de janeiro.


A participação de Joinville na homenagem é organizada pelo grupo Pedala Joinville. A concentração ocorre às 19h30, no Centreventos Cau Hansen, com saída programada para às 20h.

Entenda o caso

Julieta estava no Brasil há oito anos e fazia parte do grupo Pé Vermei, formado por artistas e cicloviajantes. O último trajeto partiu do Rio de Janeiro e seguia para a Venezuela, onde pretendia reencontrar a família para passar o fim de ano. Entretanto, desde que chegou em Presidente Figueiredo, em 23 de dezembro, deixou de se comunicar com os colegas e o sinal de alerta foi aceso.

Julieta foi roubada por um casal, que a estuprou, matou e a enterrou. Ela estava na pousada que o casal era proprietário, sendo enterrada em uma cova rasa no terreno. Os autores confessaram o crime para a polícia e foram presos em flagrante.

A chegada do corpo de Julieta Hernández à Venezuela também será nesta sexta-feira. Ela será velada na cidade de Porto Ordaz.

Pedalas pelo mundo

A comunidade mundial de ciclista e artistas se mobiliza para protestar e chamar atenção para os crimes praticados contramulheres. Além de Joinville, como Santiago (Chile), Mar Del Plata (Argentina) e Marselha (França) devem promover homenagens nesta sexta-feira.

A maioria das capitais já aderiu ao movimento. Em Belo Horizonte (MG), a pedalada foi antecipada e ocorreu na terça-feira, 9. Outras cidades também estão se organizando e os horários e locais de encontro podem ser conferidos na página @bicicletadajulieta, no Instagram.


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo