Homenagem ao Imigrante e concerto gratuito acontecem neste sábado em Joinville
Nos 173 anos de fundação da cidade o destaque será para o empreendedor Hermann Friedrich Wetzel
Nos 173 anos de fundação da cidade o destaque será para o empreendedor Hermann Friedrich Wetzel
A Cultura Alemã Joinville realiza a tradicional Homenagem ao Imigrante neste sábado, 9, a partir das 8h, como parte das comemorações pelos 173 anos de fundação da cidade. Neste ano será destacado o legado de Hermann Friedrich Wetzel, o filho mais velho do casal de imigrantes alemães Friedrich Louis Wetzel e Emma Frederike Rauter.
Como homenagem, uma coroa de flores será depositada no túmulo da Família Wetzel no Cemitério do Imigrante. A família será representada por Suzana Bender, neta da Erna Wetzel e bisneta do Hermann. A celebração está marcada para às 8h30 e faz parte da programação de aniversário da cidade.
Na ocasião, a Cultura Alemã Joinville realizará a primeira edição dos Domingos Musicais de 2024, com a apresentação do Quinteto Contraponto.
Para o presidente de honra da Cultura Alemã Joinville, Carlos Adauto Virmond Vieira, a cerimônia destaca o legado dos primeiros imigrantes para a cidade. “Para nós, da Cultura Alemã, é uma honra poder homenagear a história da família Wetzel, cujos pioneiros fundaram a primeira fábrica de Joinville, antevendo que a nossa cidade se tornaria a Manchester Catarinense”, comenta.
Filho mais velho do casal de imigrantes alemães Friedrich Louis Wetzel e Emma Frederike Rauter, nasceu em 3 de julho de 1873. Aprendeu com o pai o ofício de saboeiro e fabricação de velas e, com ele, iniciou uma pequena fábrica instalada no quintal da residência da família na rua 9 de Março, mais tarde transferida para a rua Senador Felipe Schmidt.
Em 1898, Hermann casou com Marie Jenny Bertha Isensee. O casal teve 12 filhos: Erna, Lucie, Edgar, Arnold, Erwin, Arthur, Erhard, Gertrud, Emma, Edla, Ellinor e Edith.
Com a morte do pai, em 1918, Hermann assumiu a direção da empresa em sociedade com os irmãos, Ernst e Julius, sob a denominação Germano Wetzel & Cia. A empresa teve grande desenvolvimento e foi dirigida por ele até a sua morte, em 6 de julho de 1932, aos 59 anos.
Mais tarde todo o complexo foi adquirido e incorporado à Metalúrgica Wetzel & Cia., da qual Germano era um dos fundadores. Deste período inicial ficou a icônica chaminé de 51 metros de altura, erguida em 1926, que hoje é o símbolo da vocação industrial que marcou a cidade de Joinville.
O grupo musical surgiu em 2023 formado por instrumentistas de Joinville, todos professores, com curso superior em música. Coordenado pela professora Vera Zen Zucco, propõe um repertório de música erudita, desde a antiga até a contemporânea. O quinteto se apresenta com flautas, canto, violino, violoncelo e piano.
Leia também:
1. Mulher é encontrada morta debaixo de caminhão em rodovia de Araquari
2. Grupo dono do Condor e Cipla anuncia aquisição do Shopping Joinville
3. Adolescente morre baleado pela polícia após tentar entrar com faca em escola, no Vale do Itajaí
4. Cervejaria de Joinville está entre as cinco melhores do Brasil
5. Polícia Civil divulga informações do principal suspeito de cometer duplo feminicídio em Joinville
Conheça o especial Virei Joinvilense, que estreia dia 9 de março: