Hospitais de Joinville estão atuando em capacidade máxima

Casos de Influenza e Covid-19 causam aumento na busca por pronto-atendimento

Hospitais de Joinville estão atuando em capacidade máxima

Casos de Influenza e Covid-19 causam aumento na busca por pronto-atendimento

Redação O Município Joinville

Hospitais de Joinville estão atuando em capacidade máxima neste começo de ano, devido ao aumento de casos de Influenza e Covid-19.

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Prefeitura de Joinville anunciou a reativação do Gabinete de Crise para enfrentamento da pandemia de Covid-19 e dos casos de Influenza.

Aumento de casos

Os dados da Secretaria da Saúde de Joinville apontam um crescimento superior a 70% na procura pelas Unidades de Pronto-Atendimento, considerando o mesmo período do mês passado.

Nos últimos dias, o número de casos ativos da Covid-19 avançou de forma expressiva. Em 4 de dezembro de 2021, 380 pessoas estavam com a doença em Joinville. Um mês depois, em 4 de janeiro de 2022, são 718 pessoas, um aumento de 89%.

Hospitais se manifestam

O Centro Hospitalar Unimed Joinville orientou os pacientes sobre a possível demora no tempo de espera no pronto-atendimento (PA) da unidade.

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria informa que o atendimento no PA segue o Protocolo Manchester, em que pacientes são classificados de acordo com sua condição clínica, e os casos de urgência e emergência são prioritários.

O Hospital Bethesda anunciou que está enfrentando uma superlotação no PA, somente nesta primeira semana de 2022, o hospital já está atendendo mais que o dobro da capacidade máxima da unidade, em torno de 150 pacientes por dia.

Em nota, a direção técnica do Bethesda afirma que o aumento de casos gripais é devido aos seguintes fatores: relaxamento das medidas de prevenção e distanciamento social com ausência ou uso inadequado de máscara, aglomerações de toda ordem e a circulação ainda ativa do vírus e suas variantes: Influenza (H1N1), Influenza A (H3N2), além do Ômicron (SARS-COV-2), a nova variante responsável pela já amplamente conhecida COVID-19.

Confira a nota na íntegra:

Em função de nova onda de síndrome gripal – a despeito de todos os esforços incessantes realizados pelas nossas equipes para ampliar a capacidade de atendimento – informamos à comunidade que não estamos conseguindo vencer a alta demanda registrada a partir deste final de ano, o que está ocasionando grandes filas de espera na unidade de atendimento emergencial.

Somente nesta primeira semana de 2022 já estamos atendendo mais que o dobro da capacidade máxima do PA, que gira em torno de 150 pacientes por dia. E esse cenário naturalmente gera um aumento de ansiedade e reclamação por parte das pessoas que acabam obrigadas a aguardar muito tempo para atendimento em todo o processo: desde a recepção, passando pela triagem até chegar na consulta médica.

Assim sendo, não encontramos outra alternativa senão vir a público esclarecer esta lamentável situação crítica repetindo-se em todos os hospitais da cidade, a exemplo do que já ocorreu nos dois anos anteriores, e esperamos contar com a total compreensão e o apoio da população.

Aproveitamos para alertar que este aumento súbito expressivo no número de casos gripais se deve aos seguintes fatores: relaxamento das medidas de prevenção e distanciamento social com ausência ou uso inadequado de máscara, aglomerações de toda ordem e a circulação ainda ativa do vírus e suas variantes: Influenza (H1N1), Influenza A (H3N2), além do Ômicron (SARS-COV-2), a nova variante responsável pela já amplamente conhecida COVID-19.

Leia mais em:
Carreta tomba na marginal da BR-101, em Joinville
Covid-19: Joinville reativa Gabinete de Crise para gestão da pandemia
Homem morre após ficar preso no carro em acidente no Vale do Itajaí


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo