Hospital de Joinville realiza primeira cirurgia cardíaca assistida por robô em SC
Cirurgia utilizou o robô denominado Da Vinci Xi
Equipe do Hospital Dona Helena, de Joinville, realizou, na tarde desta quinta-feira, 7, a primeira cirurgia cardíaca auxiliada por robô em Santa Catarina. O procedimento, que durou cerca de quatro horas, teve como objetivo a troca da válvula mitral em um paciente de 60 anos. A válvula mitral tem a função de controlar o fluxo sanguíneo do coração.
A cirurgia utilizou o robô denominado Da Vinci Xi, um dos mais modernos do mundo, instalado no Dona Helena em maio deste ano. Cerca de 60 procedimentos já foram realizados com o equipamento, em diferentes áreas médicas.
“Sem dúvida, este é um marco para a saúde catarinense, demonstrando a evolução da medicina joinvilense”, ressalta o cardiologista joinvilense Robinson Poffo, que acompanhou o procedimento liderado pelo cardiologista Alisson Toschi.
Poffo explica que o uso da robótica em cirurgias cardíacas é muito indicado para troca de safena, tratamento de arritmias e algumas cardiopatias congênitas, mas sua aplicação, com segurança e eficiência, depende da seleção criteriosa do paciente, para que a técnica seja adequada.
Incisões menores e recuperação mais rápida são duas das principais vantagens da robótica em cirurgias cardíacas, conforme o médico Alisson Toschi. Ele afirma que o procedimento no Dona Helena foi um sucesso. “Tudo correu como planejado, sem intercorrências”, diz Alisson.
Leia também:
1. Mega-Sena 2794: 22 apostadores de Joinville acertam a quadra
2. Morre aos 76 anos Ronald Fiuza, neurologista e membro da Academia Joinvilense de Letras
3. Saiba como fica a previsão do tempo em Joinville neste fim de semana
4. Morador de Joinville vence campeonato de pôquer e leva R$ 400 mil
5. Saiba quais locais receberão a iluminação do Natal de Joinville em 2024
Assista agora mesmo!
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: