X
X

Buscar

Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem entrega óculos para alunos da rede pública em Joinville

Ação aconteceu nesta sexta-feira

Um projeto realizado pelo Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em parceria com a Secretaria de Educação de Joinville, entregou óculos gratuitamente para 32 alunos da Rede Municipal de Ensino nesta sexta-feira, 19. A ação ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI) Justina Rosa Fachini e na Escola Municipal Professora Elizabeth Von Dreifuss, no bairro Morro do Meio.

O projeto chamado de “Ver a Luz” iniciou com a triagem de aproximadamente 500 crianças das duas unidades escolares por meio de testes de acuidade visual. Cerca de 100 alunos demonstraram a necessidade de exames mais completos e foram encaminhados para consultas gratuitas no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem.

A partir desta iniciativa, foram identificadas que 32 crianças tinham necessidade de usar óculos e, por meio da parceria com uma empresa especializada em óculos, houve a doação dos acessórios para os estudantes.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Uma das alunas contempladas foi Maria Luiza Bertol da Costa, de quatro anos, que comemorou e ficou sorridente após usar o acessório pela primeira vez. A mãe Thais Cristina também ficou feliz com a ação e espera que mais crianças tenham a mesma oportunidade que a filha.

“Foi muito gratificante para as nossas crianças e acho que é um projeto muito válido. No caso da Maria, ela já tem TDAH e achávamos que a dificuldade dela era somente disso, mas agora vemos que a visão também pode ter acarretado nas dificuldades na escola. Agora, com os óculos, acho que vai melhorar bastante”, conta.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Óculos podem ajudar na aprendizagem das crianças

Segundo o oftalmologista Renan Ferreira Oliveira, do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, fazer a entrega dos óculos foi recompensador e uma grande realização. Ele explica que a visão é extremamente importante para o desenvolvimento das pessoas, especialmente para as crianças.

“Hoje, 80% das informações que chegam ao nosso cérebro vêm pelo visual e 60% das dificuldades de aprendizagem são problemas de visão que não são identificados e tratados da forma correta. Basicamente, uma em cada quatro a cinco crianças tem problemas visuais. Então, a única forma de saber se ela tem algum problema é fazendo a triagem”, detalha.

Para a gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Julcimara Trentini, ver as reações das crianças ao colocar os óculos pela primeira vez foi emocionante. De acordo com ela, essa ação pode fazer a diferença na vida dos alunos e das famílias.

“Isso reforça essa parceria que temos com o Hospital de Olhos e que hoje se materializou nessa entrega. Isso está mudando a vida de muitas crianças e de famílias que antes não percebiam a dificuldade de visão das crianças”, finaliza.

Leia também:
1. VÍDEO – Incêndio em transformador causa falta de energia em mais de dez mil unidades em Joinville
2. Correios estudam destino de prédio abandonado em Joinville; prefeitura tem interesse em possível doação
3. Senadora confirma liberação de R$ 8,5 milhões para obras do maior centro esportivo e cultural de Joinville
4. Motorista fica com suspeita de traumatismo após grave acidente em Garuva
5. STJD julga e JEC Futsal perde seis pontos por escalar jogador de forma irregular na Liga Nacional


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: