1 – Marque um exame oftalmológico
O exame oftalmológico pode detectar alterações precocemente e evitar um problema ocular futuro. Mesmo na ausência de sintomas, a melhor forma de prevenção é realizar consultas regulares ao oftalmologista.
2 – Use óculos de grau, se precisar
Para quem precisa, os óculos de grau ajudam a enxergar de forma mais nítida e diminuem o esforço excessivo da musculatura dos olhos, evitando o cansaço ocular e as dores de cabeça associadas.
3 – Use óculos escuros em dias de sol forte
Óculos de sol com proteção UVA e UVB evitam que a radiação solar cause danos aos olhos. A exposição excessiva ao sol sem proteção pode causar problemas como catarata, pterígio, tumores oculares e doenças na retina.
4 – Use óculos de proteção durante atividades de risco
Uma importante causa de cegueira é o trauma ocular. Lesões oculares graves podem acontecer durante o trabalho em fábricas ou construção civil, na prática de alguns esportes ou em brincadeiras de criança com objetos pontiagudos.
5 – Conheça seu histórico familiar de problemas na visão
Várias doenças oculares são de origem hereditária, por isso são mais comuns quando há outras pessoas na família. Alguns exemplos são a miopia, o glaucoma, o ceratocone e diversas enfermidades genéticas da córnea e da retina.
6 – Estimule hábitos visuais saudáveis nas crianças para evitar a miopia
A miopia pode aumentar rapidamente em crianças, levando à alta miopia, uma condição associada a problemas graves como degeneração macular, descolamento de retina e glaucoma.
Para o desenvolvimento natural do olho e a prevenção da miopia, as crianças devem passar pelo menos duas horas por dia ao ar livre e evitar o uso prolongado de eletrônicos próximos aos olhos.
7 – Tenha hábitos de vida saudáveis
Praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada e não fumar são hábitos saudáveis que reduzem muito o risco de doenças que podem afetar a visão, como hipertensão e diabetes. Se você tem essas condições, controle-as com o seu médico.