Hospital Dona Helena abre escritório de inovação em Joinville
Operações iniciam entre abril e maio
Operações iniciam entre abril e maio
Às vésperas do aniversário de Joinville, em 9 de março, o Hospital Dona Helena anunciou, nesta semana, a abertura de seu escritório de inovação, que será instalado no complexo Ágora Tech Park. As operações da nova unidade se iniciam entre abril e maio.
Com experiência de 14 anos na área da saúde, e formações em Tecnologia e Gestão Empresarial, Chander João Turcatti assume a gestão do projeto, na posição de coordenador de inovação do hospital.
O profissional atuava em um dos principais hospitais privados de Porto Alegre, liderando o desenvolvimento, planejamento, monitoramento e execução das atividades de compartilhamento de conhecimentos relacionados aos contextos assistenciais e administrativos, com impactos no aumento da eficácia e eficiência dos serviços.
No Dona Helena, seu desafio será o de implementar um novo modelo de gestão da inovação. O hospital catarinense está abrindo escritório de inovação junto ao Ágora Tech Park, ao lado de outras instituições de saúde.
“Teremos dois ambientes: um deles dentro do hospital e uma área instalada dentro do complexo Ágora Tech Park, fortalecendo o movimento que já existe ali. Atuam no complexo outras organizações da área da saúde, ao passo que o Dona Helena entra como hospital geral, de forma pioneira e desbravadora”, comenta Chander.
“Criamos os eixos de atuação. O primeiro está vinculado ao protagonismo, ou seja, atuaremos na alta complexidade da instituição e nas demandas do mercado para ações em saúde utilizando práticas de Inteligência Artificial e nanotecnologia para tratamentos e prevenção”, completa.
No eixo mais tradicional da inovação, eles contarão com os profissionais da instituição, pois atuarão nas áreas assistenciais e administrativas do Hospital Dona Helena para fomentar a inovação interna. Outro eixo de atuação será a Incubadora Dona Helena, que deverá se tornar um centro de inovação aberta para startups e parceiros, para desenvolver e validar ideias e soluções, fomentando o ecossistema regional e até nacional de inovação em saúde.
“Há o eixo do programa de apoiadores, os quais serão instituições de tecnologia e de outros segmentos que queiram utilizar a estrutura do Dona Helena para a realizar POCs (Prova de Conceito) e MVPs)(produtivo viável mínimo) de suas startups. Nesse eixo, estamos construindo iniciativas com empresas de cloud, SAAS, IA, machine learning, indústria farmacêutica, desenvolvimento de software, hardware, arquitetura e engenharia, telecomunicações, monitorização e relacionamento com o paciente”, acrescenta.
No quinto eixo, denominado como Saúde Parceira, a atuação será junto à comunidade assistencial de Santa Catarina, recebendo demandas e fomentando a inovação junto a hospitais de pequeno e médio porte, públicos ou privados, sem custos para essas instituições.
Leia mais em:
— Saiba o que vai funcionar no Farol localizado na antiga sede da Prefeitura de Joinville
— Previsão do tempo: temperatura em Joinville permanece alta
— Mulher ameaça filho da namorada, tranca adolescente fora de casa e é presa em Jaraguá do Sul
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: