Hospital infantil de Joinville é investigado pelo MP-SC por fila para atendimento de neuropediatria
Ministério Público solicita que o governo indique providências para agilizar o atendimento
Ministério Público solicita que o governo indique providências para agilizar o atendimento
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) notificou na última semana o governo do estado para apresentar as razões das grandes filas para atendimento na especialidade de neuropediatria. Umas das unidades que serão investigadas é o Hospital Infantil, em Joinville.
O MP-SC também solicita que o governo indique as providências concretas vem adotando para agilizar o atendimento às crianças interessadas, além de juntar documentos comprobatórios do que alegar. O prazo para retorno é de dez dias.
Em nota enviada à reportagem do jornal O Município Joinville, o Hospital Infantil de Joinville informou que, em conjunto com a Secretaria de Saúde do estado, busca novos profissionais para ampliar o atendimento de consultas em neurologia.
A unidade também disse que atualmente possui uma oferta de 66 vagas mensais para consulta em neurologia e que os dados que possui apontam que cerca de 60% que chegam à unidade poderiam receber o atendimento na atenção primária, o que poderia dar mais agilidade no processo.
Neste sentido, o Hospital Infantil ressaltou que está em tratativas com o município de Joinville para melhorar o acesso para possibilitar que os pacientes continuem o tratamento ou o controle na atenção primária.
Além disso, informou também que está sendo estudada a possibilidade de atendimento via plataforma de telemedicina.
O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (HIJAF) de Joinville, esclarece que está buscando alternativas para ampliar os atendimentos de consultas em neurologia. Atualmente a unidade, conjuntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, vem buscando novos profissionais para ampliar o atendimento. No ano de 2022, foram agendadas 4.544 consultas na unidade, onde 4.142 compareceram ao atendimento e 9% desses agendamentos apresentaram faltas.
O Hospital é referência para Macro Nordeste e Planalto Norte, Foz do Rio Itajaí, Vale do Itajaí e parcial da Grande Florianópolis, contemplando 65 municípios. Atualmente a unidade possui uma oferta de 66 vagas mensais para consulta em neurologia.
Os municípios de gestão plena, como é o caso de Joinville, juntamente com o Estado, devem trabalhar para ofertar mais atendimentos em consultas de neurologia.
Os dados apontam que cerca de 60% que chegam à unidade poderiam receber o atendimento na atenção primária, proporcionando mais agilidade no processo. Neste sentido, a unidade está em tratativas com o município para melhorar o acesso possibilitando que os pacientes continuem o tratamento ou o controle na Atenção Primária.
Também está sendo estudada a possibilidade de atendimento via plataforma de Telemedicina.
Leia também:
1. 40º Festival de Dança de Joinville: veja guia com todas as atrações do evento
2. VÍDEO – Escola Pedro Ivo Campos de Joinville é campeã pela 10ª vez do Festival de Dança
3. Bolsas de estudo para cursos técnicos de eletrônica são oferecidas em Joinville; saiba como se candidatar
4. Padre que atuava na Diocese de Joinville morre aos 71 anos
5. VÍDEO – Casa enxaimel localizada no Arquivo Histórico de Joinville passa por restauro
Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: