Hospital Infantil de Joinville é selecionado para projeto do Ministério da Saúde
Lean nas Emergências visa otimizar atendimentos e reduzir superlotação no SUS
O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, foi contemplado para a realização do projeto Lean nas Emergências, que começou a ser executado na unidade em julho. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com os Hospitais do Proadisus para reduzir a superlotação dos serviços de urgências e emergências de hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de hospitais filantrópicos.
Durante a implantação, o Hospital Infantil receberá a visita da equipe do hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) quinzenalmente, por seis meses, para monitorar e alinhar os processos. O Hospital Infantil designou uma equipe de colaboradores treinada para desenvolver e monitorar as ações propostas.
Para a diretora-geral do Hospital Infantil, irmã Ivete Negreli, a demanda por atendimentos de urgência e emergência na unidade aumentou, e é uma realidade que fez a instituição buscar melhorias na gestão de leitos e na eficiência operacional. “A implantação do Lean nos permitirá revisar todos os processos desenvolvidos na unidade, possibilitando aprimorar a gestão hospitalar de forma contínua”, declara.
O projeto é realizado de forma colaborativa com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), Hospital Moinhos de Vento (HMV) e A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP).
O Hospital Infantil pertence à rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina desde o início das atividades, é gerenciado pelo Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, sob a gestão das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
A unidade hospitalar joinvilense atende mensalmente cerca de 12 mil crianças e adolescentes de todo o estado, todos custeados pelo SUS, e é uma referência para assistência especializada na área da pediatria, como a cirurgia cardíaca e saúde mental. Em 2022, recebeu o título de sexto hospital mais eficiente do SUS no Brasil, a premiação inédita foi realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).
Leia também:
1. Colégio de Joinville doa mais de dez toneladas de alimentos para instituições beneficentes
2. Homem é condenado a mais de 800 anos de prisão após estuprar enteada no Vale do Itajaí
3. Feminicídio: homem mata companheira a facadas em Joinville
4. Trecho da malha ferroviária no Porto de São Francisco do Sul é reativado após quatro anos
5. Vigilante de creche é condenado após estuprar cão na Serra catarinense
Assista agora mesmo!
Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: