Hospital Infantil de Joinville entra na segunda fase de projeto do Ministério da Saúde
Projeto Lean é uma iniciativa voltada para a otimização de processos hospitalares
Projeto Lean é uma iniciativa voltada para a otimização de processos hospitalares
O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, foi selecionado para participar da segunda fase do Projeto Lean, uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para a otimização de processos hospitalares.
O projeto é desenvolvido em parceria com hospitais de referência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Nesta etapa, o foco será o aprimoramento dos fluxos de trabalho do centro cirúrgico, buscando reduzir o tempo médio de permanência e assegurar altas hospitalares oportunas.
Nesta segunda e terça-feira, 23 e 24, o Hospital Infantil de Joinville recebeu Gutemberg Lavoisier, consultor médico, e Luciana Gimenez Barboza Sanches, enfermeira especialista em processos do Hospital Sírio-Libanês, para coleta dos indicadores do Diagnóstico de Demanda e Capacidade Inicial.
Durante os próximos seis meses, consultores do projeto acompanharão a equipe do hospital, identificando oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvendo planos de ação específicos. Após a fase de implantação, o hospital contará com um período adicional de seis meses para monitoramento dos resultados e ajustes necessários.
Conforme o diretor técnico do Hospital Infantil de Joinville, o médico Rafael Oku Fernandes, essa nova fase trará muitos benefícios para a instituição. “Esta parceria com o Projeto Lean nos permite adotar práticas mais ágeis e seguras no centro cirúrgico, melhorando a qualidade da assistência e reduzindo tempos de espera, o que reflete diretamente na satisfação dos pacientes e familiares”, destaca Rafael.
O centro cirúrgico do Hospital Infantil de Joinville realiza mensalmente cerca de 500 procedimentos de média e alta complexidade, tanto eletivos quanto de urgência. A instituição é referência em cirurgias cardíacas e neurocirurgias, entre outras especialidades, com credenciamento pelo Ministério da Saúde.
A primeira fase do Projeto Lean, realizada em 2023, teve como foco o pronto-socorro. Segundo o hospital, essa fase resultou em uma significativa redução na taxa de ocupação e no tempo de espera para internações.
Leia também:
1. Empresa abre 100 vagas para programa de jovem aprendiz em Joinville; veja como se candidatar
2. Mutirão para remoção de fiação é realizado em importante rua de Joinville; saiba em qual
3. Operação Integration: cantor Gusttavo Lima recebe habeas corpus
4. Ingressos estão à venda para clássico entre JEC Futsal e Jaraguá pelo estadual
5. Identificadas vítimas que morreram em acidente na BR-280, em Porto União, quando voltavam de viagem à praia
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: