Hospital Infantil de Joinville realiza mutirão de procedimentos de escoliose

Pacientes estão inseridos na fila do Sistema de Regulação

Hospital Infantil de Joinville realiza mutirão de procedimentos de escoliose

Pacientes estão inseridos na fila do Sistema de Regulação

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta segunda-feira, 5, a sexta edição do mutirão de cirurgias de coluna que vai até quinta-feira, 8.

O objetivo, além de reduzir o tempo de espera pelo procedimento, é oportunizar o tratamento adequado e a qualidade de vida para crianças e adolescentes com escoliose no estado. A ação é em parceria com a entidade filantrópica Global Spine Outreach (GSO).

Para essa edição, 50 crianças e adolescentes passarão por atendimentos ambulatoriais e 10 por cirurgia. Os pacientes estão inseridos na fila do Sistema de Regulação, de acordo com a gravidade da sua condição clínica. Os pacientes que já fazem acompanhamento ambulatorial, após o procedimento cirúrgico, terão acompanhamento com a equipe no ambulatório de ortopedia da instituição.

Ricardo Acácio, ortopedista do Hospital Infantil e coordenador da campanha, descreve a ação como um esforço conjunto da equipe de profissionais do hospital e voluntários que se doam pela causa.

“Esse projeto contribui para diminuir a fila de espera pelo procedimento cirúrgico em Santa Catarina e acima de tudo proporciona um olhar humanizado, incentivando outros profissionais a doar seu tempo e conhecimento em prol de uma causa muito maior”. O projeto também conta com o apoio dos ortopedistas do hospital, Rodrigo Lauffer e Carlos Maçaneiro.

Desde o início deste projeto em 2022, foram realizados 52 procedimentos cirúrgicos que diminuíram o tempo de espera dos pacientes pelo procedimento. A ação conta com apoio de empresas privadas e profissionais voluntários, incluindo cirurgiões dos Estados Unidos, Ribeirão Preto e Campinas. O Global Spine Outreach é uma entidade filantrópica filiada a Scoliosis Research Society (SRS), maior organização mundial dedicada ao estudo e promoção de saúde a escoliose.

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria atende mensalmente cerca de 14 mil crianças e adolescentes de todo o estado, todos custeados pelo SUS. É referência para assistência especializada na área da pediatria, como a cirurgia cardíaca e saúde mental. Em 2022, recebeu o título de sexto hospital mais eficiente do SUS no Brasil, a premiação inédita foi realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

A escoliose é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna que faz com que os portadores apresentem o corpo inclinado lateralmente, o que pode causar dores nas costas e até alterações na estrutura anatômica. A doença tem cura e quanto mais cedo for diagnosticada aumentam as chances de recuperação do paciente. O tratamento é feito com o uso de coletes, fisioterapias e em alguns casos é necessário a cirurgia de correção.

Leia também:
1. A caminho de Joinville, avião com deputada catarinense realiza pouso forçado no Paraná
2. Detran de Joinville muda de sede no fim de agosto; saiba para onde
3. Um mês depois, família continua buscas por idoso que fugiu do hospital em Joinville
4. Criança de 1 ano morre afogada em piscina em Joinville
5. Corpos de pescadores desaparecidos em São Francisco do Sul são encontrados em São Paulo


Assista agora mesmo!

Após retorno aos palcos, Rudi e Willy se reúnem com Sargento Junkes para contar piadas:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo