Hospital Infantil de Joinville recebe dez novos leitos de UTI
Durante a visita, Moisés conheceu pela primeira vez o hospital
Durante a visita, Moisés conheceu pela primeira vez o hospital
Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés esteve em Joinville nesta sexta-feira, 24, para visitar e anunciar a inauguração de dez novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Infantil Dr Jeser Amarante Faria, que serão abertos oficialmente na próxima quarta-feira, 29.
A abertura dos novos leitos faz parte das ações emergenciais anunciadas pelo governo do estado para atender demandas de doenças respiratórias. “Quando há essa pressão na saúde, principalmente pós-Covid, a ideia é que a gente responda rapidamente. Por isso, essas UTIs serão custeadas independentemente da habilitação com o Ministério da Saúde”, diz o governador.
Durante a visita, Moisés conheceu pela primeira vez o hospital, que passa agora a contar com 50 leitos de terapia intensiva, sendo 20 leitos pediátricos, 20 neonatal e dez cirúrgicas. Com a ampliação, a instituição passa a ter o maior o número de leitos infantis no estado.
Para a diretora do Hospital Infantil, Estela Mari Galvan Cuchi, a visita do governador é um reconhecimento do trabalhado realizado na unidade. “Esses dez leitos vem agregar muito. Com certeza é um grande ganho para todo o estado de Santa Catarina.”
Mesmo com o aumento de unidades no Hospital Infantil, a contratações de novos médicos não está prevista. De acordo com o secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, a estratégia é que os municípios catarinenses organizem a rede básica. Desta forma, com a autorização do governador, foi injetado um total de R$ 60 milhões até o mês de agosto. “Com clínicos gerais, pediatras, ampliando dias e horário de atendimento na rede básica de cada município é a estratégia para distanciar as portas dos hospitais especializados”, explica.
Além dos novos leitos, o Hospital Infantil de Joinville terá uma novidade, que será o atendimento de hemodinâmica. De acordo com Estela, esse procedimento é necessário para a abertura de um canal no coração do bebê e que, atualmente, é realizado em Florianópolis. Com isso, há um desgaste muito grande com o transporte. “Com a implantação deste serviço aqui, há um ganho na qualidade do atendimento.”
Entretanto, ainda não há um prazo para que a hemodinâmica seja implantada, visto que ainda há a necessidade de realizar o levantamento das obras e dos equipamentos que serão necessários.
Leia também:
– Saúde de Joinville confirma 13º óbito por dengue em 2022
– Comerciante de Joinville é condenada a pagar R$ 1,1 milhão por uso indevido de software
– Projeto para agilizar desapropriação de terrenos em Joinville tramita na Câmara; entenda
– Justiça aumenta pena de Everton Balbinott, assassino de Bianca Wachholz
– Filho desviava malhas de empresa do pai para financiar vício em drogas em Guabiruba
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: