Hospital Regional de Joinville conclui obras de ampliação de UTI

Governador Carlos Moisés fez visita ao hospital e afirmou que não há data para a abertura dos novos leitos

Hospital Regional de Joinville conclui obras de ampliação de UTI

Governador Carlos Moisés fez visita ao hospital e afirmou que não há data para a abertura dos novos leitos

As obras de ampliação de UTI foram concluídas no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira, 27, e, 18 novas vagas foram abertas. Conforme boletim divulgado pela Prefeitura de Joinville, o hospital está com lotação máxima nos leitos de UTI de tratamento para Covid-19.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, visitou as novas instalações e afirmou que na próxima semana o espaço já estará adequado para utilização, no entanto, pela falta de demanda de profissionais da área, não há data para a abertura das novas vagas. Além disso, o governador não confirmou quantos dos 18 leitos serão destinados para pacientes graves de Covid-19.

“Agora, esses profissionais são muito demandados, não só em Santa Catarina, mas em todo Brasil. O nosso desafio é vencer a questão do RH e a disponibilidade de profissionais em trabalho de UTI”, disse Moisés.

Ação judicial

Na última quarta-feira, 26, o Ministério Público de Santa Catarina entrou com uma ação judicial que determina ao Estado um prazo de 24 horas para assumir a responsabilidade da prevenção e combate ao coronavírus nas regiões em risco gravíssimo da doença.

De acordo com Moisés, o governo não concorda com todos os termos da decisão, pois a realidade dos municípios tem se alterado diariamente. Além disso, defende que, em parceria com cada município é possível observar de modo local a demanda e adequar as restrições e liberações de atividades necessárias para cada região.

“Estabelecer este prazo pra tomada de decisão com uma matriz que roda e se transforma a cada momento em uma realidade, nós entendemos que não é medida mais adequada para o enfrentamento da doença”, disse.

“Situação mais confortável”

Durante a visita, o governador ainda afirmou que a média de utilização de UTI e a demanda para novos exames de Covid-19 tem caído no estado, conforme dados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

“Estamos entrando em uma situação um pouco mais confortável. Na sequência, teremos um decréscimo nos casos e sairemos vitoriosos desse enfrentamento”, finalizou.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo