Hospital São José de Joinville compra aceleradores para tratamento de câncer
Local será o único hospital público do país a ter um dos aparelhos
O Hospital São José de Joinville adquiriu dois aceleradores lineares para tratamento de radioterapia em pacientes com câncer.
As máquinas foram adquiridas pela Prefeitura de Joinville e tiveram um custo de R$ 16.444.253,00, incluindo softwares, hardwares e acessórios.
Os dois aceleradores, fabricados pela empresa norte-americana Varian Medical Systems Inc, contam com tecnologia para o tratamento de radioterapia.
Um dos aceleradores está disponível em apenas cinco hospitais no Brasil. O outro equipamento está instalado em apenas um hospital brasileiro, sendo que o São José será o primeiro hospital público a dispor de um acelerador desse tipo em território nacional.
Segundo o diretor executivo do Hospital São José, Fabrício da Rosa, a previsão de instalação dos aparelhos é de seis meses.
“Nesse período que o equipamento estiver em importação, já vamos iniciar a desmontagem dos equipamentos atuais e iniciaremos reforma de todo o setor de radioterapia”, explica o diretor.
Depois de instalados, os dois aceleradores devem atender, em média, 140 pacientes por dia.
Atualmente, após o diagnóstico da doença, o tratamento com radioterapia começa em 30 dias, em um hospital privado do município.
Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal