X
X

Buscar

Hospital São José de Joinville realiza a captação inédita de dois corações no mesmo dia

Dos mesmos doadores, também foram captados quatro rins, dois fígados e duas córneas

O Hospital Municipal São José de Joinville realizou uma ação inédita nessa segunda-feira, 20: a captação de dois corações no mesmo dia. Dos mesmos doadores, também foram captados quatro rins, dois fígados e duas córneas. Até dez pessoas podem ser beneficiadas com os transplantes.

Segundo Liliani Azevedo, coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital São José, a captação de mais de um coração, no mesmo dia, envolve fatores que raramente acontecem.

“São dois pacientes muito jovens e os dois com aceite de coração. E foi possível organizar duas equipes diferentes para virem até hospital”, explica a coordenadora.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Como ocorre a captação

A Central Estadual de Transplantes, em Florianópolis, organiza a logística da distribuição dos órgãos captados nos hospitais catarinenses. No caso dos corações captados nesta segunda-feira, um foi para São Paulo e outro para Blumenau. O transporte contou com o apoio de um helicóptero da Polícia Civil de Santa Catarina e de uma ambulância do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ).

“A partir do início dos testes para o diagnóstico de morte encefálica, a equipe do hospital começa a acolher as famílias e explicar claramente esses procedimentos. A família passa então a processar a possibilidade de um desfecho de morte. Durante esse processo, que dura em média 12 horas ou mais, não se fala em doação de órgãos, o ente querido ainda está vivo. Mas o acolhimento da família e a clareza e seriedade do processo, fazem muita diferença”, esclarece a coordenadora da CHT.

De janeiro a maio deste ano, dez pacientes tiveram órgãos captados no Hospital Municipal São José, após o consentimento dos familiares.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Leia também:
Falta de soro fisiológico preocupa fundação Pró-Rim de Joinville
Defesa Civil de Joinville interdita novamente ponte da zona leste
Águas de Joinville realiza consultas públicas sobre obras em três bairros
Menor de idade sofre tentativa de estupro e homem é detido em Brusque
Lancha do indigenista Bruno Pereira e jornalista Dom Phillips é encontrada afundada em rio do Amazonas


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube