+

Hospital São José de Joinville realiza transplantes após doação de órgãos

Foram realizadas, simultaneamente, duas cirurgias

Hospital São José de Joinville realiza transplantes após doação de órgãos

Foram realizadas, simultaneamente, duas cirurgias

Redação O Município Joinville

No dia 30 de setembro, foram realizadas, simultaneamente, duas cirurgias, no Hospital São José, em Joinville: uma de captação de órgãos e outra de transplante.

Um mesmo hospital, duas salas. De um lado, uma família que, mesmo diante da dor da perda de uma pessoa querida, se abriu à compaixão. Do outro, a esperança de uma vida, que enfrentava graves riscos de morte nas horas seguintes, caso não transplantasse.

“A maior expressão de caridade humana é o ato de doação de órgãos feito por uma família”, afirma o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Christian Evangelista Garcia, responsável técnico pela equipe de transplante de fígado.

“Um ato que proporcionou a tentativa de salvar outra vida, que estava correndo risco muito grave”, complementou.

O procedimento foi realizado conforme o esperado e a pessoa que recebeu o órgão doado está em recuperação, sob cuidados médicos.

“Para mim, foi muito memorável e emocionante finalizar o mês de incentivo à doação de órgãos presenciando o amor de uma família despertando esperança de vida à outra”, contou a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Danielle Medeiros.

Em 2020, o Hospital São José já realizou 21 captações multiorgânicas. Segundo o Dr. Christian, este tipo de procedimento é um empenho de todos os setores do hospital.

“Só como empenho de todos conseguimos realmente fazer o transplante, e melhorar a captação da maneira como o São José tem liderado”, diz.

Para ser doador de órgãos é necessário conversar com os familiares sobre este desejo. É preciso deixar a vontade explícita, pois são os familiares que poderão autorizar a doação.

No Brasil, são mais de 40 mil pessoas aguardando transplante de órgãos.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo