Hospital São José, de Joinville, recebe certificação internacional para atendimento de AVC
Pela primeira vez um hospital público do Brasil recebeu o certificado
O serviço de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Municipal São José de Joinville recebeu o certificado de qualidade de atendimento da organização internacional World Stroke Organization. Com isso, o local é primeiro hospital público brasileiro a receber a certificação.
Uma equipe de neurologistas e enfermeiros, especialistas em AVC, esteve em Joinville em agosto para conhecer o trabalho desenvolvido no hospital São José. Em uma auditoria, eles avaliaram a linha de cuidado, onde o paciente fica internado, prontuários, normas, equipamentos, protocolos de atendimento, pessoal necessário e check list da alta do paciente.
O médico Alexandre Luiz Longo, coordenador da neurologia do Hospital São José destacou o reconhecimento. “É a garantia de um tratamento de primeira linha, com as melhores práticas médicas no atendimento do AVC, com evidência científica”, afirma
Para o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, as informações geradas com esse serviço vão ser utilizadas para aprimorar a rede de saúde e diminuir casos da doença na cidade. “Coroa o trabalho de excelência que é feito pelos nossos profissionais”, avalia.
No São José, além de médicos e enfermeiros, há o trabalho de outros profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais, que compõem a equipe multidisciplinar.
Em maio deste ano, o Joinvasc foi o campeão do Value-Based Heath Care (VBHC) Prize 2021, sendo eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde deste ano. Além do prêmio principal, o programa também foi vencedor na categoria aberta à comunidade, ao obter mais de 55% dos votos recebidos na votação popular.
Números positivos
Desde que foi iniciado, na década de 1990, o programa público de tratamento de AVC de Joinville, o Joinvasc, conquistou resultados com a prevenção e tratamento da doença e conseguiu reduzir 37% a incidência de casos.
Hoje, o Hospital São José atende a mais de 80% dos pacientes que sofrem um acidente vascular cerebral, em Joinville.
De acordo com números do Joinvasc, na década de 1990, de cem pacientes que sofriam um AVC, 26% vinham a óbito após um mês do evento. Em 2005, esse número caiu para 21%; em 2010, para 15,5% e, atualmente, o índice de mortalidade é de 11,1%.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube