Hostel em Joinville é interditado por falta de higiene e problemas estruturais
Local apresenta risco iminente à saúde pública
Local apresenta risco iminente à saúde pública
Um estabelecimento que funcionava como hostel foi interditado cautelarmente na terça-feira, 13, durante uma operação do Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP), em Joinville. Segundo a fiscalização, o local apresentava condições sanitárias irregulares e risco iminente à saúde pública.
A vistoria ocorreu em dois imóveis usados como albergue e pensão. No hostel, localizado na rua Anita Garibaldi, os fiscais identificaram problemas na cozinha e nos banheiros, que eram compartilhados pelos hóspedes. A cozinha funcionava de forma aberta, sem barreiras físicas ou controle de acesso, além de não oferecer condições adequadas para a manipulação segura de alimentos.
De acordo com o Auto de Intimação, o número de banheiros e chuveiros era insuficiente para a capacidade do local. Os ambientes estavam em condições precárias de conservação e higiene, com sujeira acumulada e sem comprovação de rotina de limpeza.

Os quartos tinham cerca de quatro metros quadrados e contavam apenas com cama, colchão e armário. O piso era de brita ou outro material considerado impróprio, o que dificultava a higienização. A fiscalização também apontou falta de ventilação e iluminação adequadas, além de divisórias improvisadas com tapumes e ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O hostel, que já vinha sendo monitorado pelas forças de segurança, só poderá retomar as atividades após a regularização das irregularidades e nova vistoria da Vigilância Sanitária.
O descumprimento das determinações pode resultar em multa, com valores definidos conforme a gravidade da infração, interdição definitiva e outras penalidades, como cassação de licenças ou ações judiciais, conforme prevê o Decreto Municipal nº 7.572/95.
Leia também:
1. Microexplosão com rajadas de ventos de até 120 km/h atingiu cerca de 400 imóveis em São Francisco do Sul
2. Corpo de homem que naufragou com embarcação é encontrado em São Francisco do Sul
3. Veja os cinco primeiros desafios de Cristian de Souza como técnico do Joinville
4. Filho é resgatado após barco virar em São Francisco do Sul; pai segue desaparecido
5. Tupy realiza feirão de empregos com mais de 200 vagas para contratação imediata em Joinville
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: