Idealizadora do Festival de Dança recebe título de cidadã honorária de Joinville
Homenagem ocorreu na última semana
Homenagem ocorreu na última semana
Idealizadora do Festival de Dança e do Pianístico, Albertina Tuma recebeu o título de cidadã honorária de Joinville da Câmara de Vereadores na última quinta-feira, 7. O evento teve apresentações de música e dança.
A homenagem foi proposta pelo vereador Henrique Deckmann (MDB), e a cerimônia foi presidida por Diego Machado (PSD), com a presença de Lucas Souza (Republicanos) e Érico Vinicius (Novo) e ainda da senadora Ivete da Silveira (MDB).
Com 50 anos de vida dedicados à cultura, Albertina foi diretora da Casa da Cultura e consagrou eventos de sucesso que projetam o nome da cidade ao nível nacional e internacional.
Albertina Tuma, produtora cultural, é internacionalmente conhecida por uma marcante atuação no cenário cultural e artístico – e muito especialmente, desde 1983, quando ao lado do bailarino Carlos Tafur, criou o Festival de Dança de Joinville.
O evento reúne mais de sete mil participantes diretos e atrai público superior a 230 mil pessoas durante 12 dias. Os números expressivos renderam a citação de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book, título que é de Joinville desde 2005.
A dedicação e brilhante trajetória da produtora a credenciaram para receber o prêmio Mambembe de 1988, no Rio de Janeiro, além da Medalha do mérito artístico da dança, concedido pelo Conséil Internacional de La Dança (Cbdd)– órgão ligado à Unesco. Recebeu também homenagens no Teatro Municipal de São Paulo, em 2000, e na cidade de Joinville.
É autora do projeto “Perfil Empresarial Cultural” que culminou na criação do Coral Ciser Show, que completou 26 anos em maio de 2023, e ao longo deste período produziu diversos musicais, que transpuseram as fronteiras do estado.
*Com informações da Câmara de Joinville e dos sites oficiais do Festival de Dança e Pianistico.
Leia também:
1. VÍDEO – Homem está desaparecido desde sábado no pico Jurapê, em Joinville
2. Homem é morto a tiros por adolescente de 16 anos em Joinville
3. Atacante que estava há cinco temporadas na Ásia é novo reforço do JEC
4. Identificada criança de 5 anos encontrada morta após cair em tanque em Canoinhas
5. Darci de Matos deixa a Câmara dos Deputados; entenda motivo
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: