Idosa fica ferida ao cair em rua do Iririú, em Joinville, e culpa falta de pavimentação

Mulher, de 74 anos, teve ferimentos no nariz, joelhos e testa

Idosa fica ferida ao cair em rua do Iririú, em Joinville, e culpa falta de pavimentação

Mulher, de 74 anos, teve ferimentos no nariz, joelhos e testa

Lucas Koehler

Elsa Maria Faria, de 74 anos, ficou ferida ao cair na rua onde mora, no bairro Iririú, em Joinville. A moradora da rua afirma que buracos, lama e a falta de pavimentação na rua Santa Cecília foram os responsáveis pela queda.

O caso aconteceu no dia 7 de abril. Elsa estava caminhando na rua quando tropeçou em pedras e em um buraco, caindo sobre a estrada de terra. Com a queda, machucou o nariz, testa, joelhos e ainda caiu sobre a perna direita.

Como a idosa sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) anos atrás, já tinha dificuldades para movimentar o lado do corpo, o acontecimento piorou a situação. “Os machucados já estão cicatrizados. Mas a perna está fraca, não consigo firmá-la”, explica.

Queda prejudicou a locomoção de Elsa Maria Faria | Foto: Arquivo pessoal

Ela precisou comprar uma cadeira de rodas por conta do tombo. A situação é bem diferente de antes. “Caminhar na minha rua, como fazia antes, não faço mais”, lamenta. Elsa explica que, por conta da precariedade da rua, é impossível se locomover por ela com o equipamento, restringido suas atividades. “Só ando no quintal e em algum lugar com acessibilidade. Na rua, como eu gostaria, para espairecer, não dá. Está toda esburacada”, reclama.

Moradora quer pavimentação da rua

Após o acidente, Elsa ressalta a necessidade da pavimentação da rua. Ela conta que esporadicamente máquinas passam pela local, mas não resolve os problemas, principalmente relacionados aos buracos.

A moradora diz que a rua Santa Cecília é a única da região que ainda não recebeu asfalto. De acordo com ela, os moradores já entregaram todos os documentos necessários na Prefeitura de Joinville, porém, a empresa que realizou a pavimentação nas ruas vizinhas afirma que os serviços só serão retomados após o município finalizar obras de saneamento no local.

Rua Santa Cecília, no bairro Iririú, não tem pavimentação e nem acessibilidade para cadeirantes | Foto: Elsa Maria Faria

Elsa mora no local desde 2011, porém, conta que outros moradores dizem que aguardam as obras há 30 anos. O asfaltamento é fundamental no seu cotidiano. “Estou esperando a pavimentação para andar um pouco, sem precisar ficar o dia todo em casa”, desabafa.

Prefeitura fala sobre pavimentação

Procurada pela pela reportagem do jornal O Município Joinville, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), explica que existe um novo modelo de pavimentação comunitária na cidade. O morador interessado em pavimentar deve procurar a subprefeitura da sua região para retirar a ficha de intenção.

Nesse documento, o morador deve preencher informações como contato dos demais moradores da rua, tamanho da frente do terreno. Aqueles moradores que já demonstraram a intenção em anos anteriores, são orientados a atualizarem a documentação.

Após a entrega desse documento, que deve ter adesão de 100% dos moradores, a Seinfra realiza o estudo que leva em conta os seguintes critérios: não fazer parte das linhas regulares do transporte coletivo; não ter indústrias, comércios, serviços instalados que demandem intenso tráfego de cargas; que possuam a rede de drenagem pluvial no dimensionamento adequado e estejam em perfeito funcionamento; que não possuam a rede de drenagem pluvial necessária, mas que esteja na programação da Seinfra sua implantação antes da pavimentação.

Na pavimentação comunitária, a prefeitura arca com 70% dos custos da pavimentação da via, quando 100% dos moradores da rua aderem a esse programa. Fica a cargo do município a execução de drenagem, reforço de bordo, sub-base e sinalização.

As empresas contratadas, por meio de processo público, realizam a pavimentação, que pode ser em paver ou asfalto, além dos meios-fios pré-moldados de concreto e as bocas de lobo.

Por fim, a prefeitura ressalta que os moradores devem solicitar melhorias pontuais na via por meio da ouvidoria, no site da Prefeitura de Joinville, pelo telefone 156 ou diretamente na subprefeitura da região.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo