Idosos serão vacinados dentro dos carros em Joinville
Ação começa a partir desta quinta-feira, 26, na Arena Joinville
A partir desta quinta-feira, 26, os idosos de Joinville poderão ser vacinados sem sair de seus carros. A ação serve para prevenir a exposição e aglomerações. A nova unidade de vacinação funcionará das 8h30 às 16h30, na Arena Joinville até quando durarem as doses.
O serviço é exclusivo para idosos acima de 60 anos que chegarem em automóveis. Será permitido veículos que tenham no máximo quatro ocupantes. A Secretaria da Saúde de Joinville orienta que crianças não sejam levadas nos carros. A imunização no local é exclusivamente contra a gripe H1N1.
Serão disponibilizados seis pontos de vacina na estrutura, que vai funcionar sob a cobertura da área de acesso ao prédio administrativo da Arena Joinville. Os veículos deverão entrar pelo portão principal de acesso à área interna do estádio e serão orientados pela Guarda Municipal e Agentes de Trânsito onde se dirigir para o atendimento.
A triagem ocorrerá na fila de veículos na rua Inácio Bastos. Apenas quem cumprir os requisitos para a vacinação entrará na Arena. Esse modelo de serviço, chamado de drive-trhu, possibilita que o idoso não precise sair do veículo para receber a vacina. Assim se previne a exposição e a aglomeração.
A pessoa que vai ser beneficiada com a vacina deve levar apenas o documento de identidade, que comprove a idade. Os servidores da Saúde vão fazer o preenchimento da carteira de vacina que comprova o atendimento contra a gripe.
A ação está sendo organizada pela Secretaria da Saúde de Joinville, com apoio da Secretaria de Proteção Civil.
O atendimento também aos idosos também acontece nos Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), para os acamados e nas Unidades Básicas de Saúde.
Datas da Campanha de Vacinação
A partir do dia 23 de março: data oficial da abertura da campanha contra a gripe, o atendimento é voltado para os idosos. Como há um número limitado de vacina, a ação vai priorizar as pessoas acima de 60 anos abrigadas nas ILPIs. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão abertas para atender o público prioritário. O atendimento aos profissionais da saúde também se mantém.
A partir do dia 16 de abril: professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A partir do dia 09 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.