IFSC de Joinville abre inscrições para cursos técnicos
Ao todo, são 70 vagas
Ao todo, são 70 vagas
Estão abertas as inscrições para dois cursos técnicos integrados que terão processo seletivo por exame de classificação. São 70 vagas na unidade de Joinville, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Também estão abertas inscrições nas unidades de Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul. Ao todo, o IFSC tem mais de 500 vagas disponíveis.
As inscrições devem ser feitas até 14 de abril, por meio do portal de inscrições. O processo seletivo será por exame de classificação (prova).
O edital, lista de cursos, link para inscrições e demais informações podem ser consultados no hotsite do processo seletivo.
Os candidatos devem ficar atentos a todas as regras e etapas do cronograma do edital 01/Deing/2023/2, disponível em https://ifsc.edu.br/mediotecnico.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal de Inscrições e seguir os passos:
Como o processo seletivo do edital 01/Deing/2023/2 é por exame de classificação (prova), é cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 55. Esse valor deve ser pago por meio do boleto emitido no processo de inscrição. O último dia para pagamento da taxa é 17 de abril.
Candidatos inscritos no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal ou que comprovarem ser integrantes de família de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento da taxa. Isso deve ser feito no ato da inscrição. Só é possível solicitar isenção até 4 de abril.
Candidatos que precisem de condições especiais para realizar a prova podem fazer a solicitação de atendimento especial no ato da inscrição. Esses casos se aplicam a pessoas cegas, com baixa visão, surdas, com deficiência física ou problemas de mobilidade, com dificuldades para preencher o cartão resposta, lactantes, em privação de liberdade ou outras condições.
Metade das vagas ofertadas no edital 01/Deing/2023/2 são reservadas a candidatos provenientes de escolas públicas. Há ainda cotas para estudantes com baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição.
O exame de classificação será realizado em 7 de maio, a partir das 14h, nos locais que serão divulgados em 19 de abril.
A prova terá 20 questões de múltipla escolha sobre conteúdos do ensino fundamental: dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática. Os candidatos terão até três horas para realizar a prova.
Para o exame, os candidatos devem levar um documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica com tinta azul (feita de material externo transparente).
A lista com os aprovados em primeira chamada será divulgada em 23 de maio. Os selecionados deverão fazer matrícula entre 24 de maio e 2 de junho, conforme as instruções do edital.
Também em 23 de maio serão divulgados os nomes dos candidatos que poderão manifestar interesse em permanecer na lista de espera por uma vaga.
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são voltados a quem concluiu o ensino fundamental ou concluir até a data da matrícula. Nesses cursos o estudante faz o ensino médio e a formação técnica simultaneamente, com uma mesma matrícula, reunindo os conhecimentos do ensino médio e as competências da educação profissional
– Assista agora:
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba