Igreja Católica retorna a celebrar missas presenciais a partir de domingo, em Joinville
Igrejas poderão funcionar com apenas 30% da lotação máxima
A Diocese de Joinville anunciou a retomada das missas presenciais na cidade a partir deste domingo, 3. Igrejas deverão seguir medidas de restrição durante as celebrações. Porém, nem todas as comunidades voltam a realizar a atividade nesta mesma data. A Diocese permitiu que as paróquias adiassem o retorno caso fosse necessário.
As transmissões de missas ao vivo que vêm sendo feitas desde o início da pandemia continuarão acontecendo pelas redes sociais já que alguns fiéis, enquadrados no grupo de risco, não poderão acompanhar as atividades presencialmente.
Leia também: Paróquia Santo Antônio mantém celebrações suspensas, em Joinville
As principais medidas de proteção contra o coronavírus durante as missas incluem o uso da máscara por parte dos fiéis durante todo o tempo que estiverem na igreja, higienização adequada das mãos com álcool gel, distanciamento de um metro e meio entre as pessoas e lotação máxima de 30% das igrejas.
A Diocese orienta que as pessoas façam contato com as paróquias e também acompanhem nas redes sociais a divulgação dos horários das missas. Algumas igrejas poderão realizar o controle de acesso dos fiéis por meio de agendamento ou distribuição de senhas.
Um documento que detalha as medidas e normas para as celebrações foi disponibilizado pela Diocese. Assim como o publico permitido dentro das igrejas, a equipe de celebração também deve ser reduzida.