Imigrante pioneiro da indústria têxtil em Joinville é homenageado nos 174 anos da cidade
Carl Friedrich Gustav Hoepfner era tintureiro
Carl Friedrich Gustav Hoepfner era tintureiro
O dia do aniversário de 174 anos de Joinville começou com a tradicional homenagem aos imigrantes. Neste ano, a homenagem foi para o alemão Carl Friedrich Gustav Hoepfner que, além de prosperar exercendo sua profissão de tintureiro, também contribuiu no cenário cultural da cidade.
“Começar o aniversário de Joinville aqui pelo Cemitério do Imigrante é uma homenagem mais do que justa e necessária. Afinal, essas pessoas vieram da Europa com um sentimento de começar uma vida nova”, afirma o prefeito Adriano Silva (Novo).
“O espírito empreendedor fez com que não só construíssem uma cidade, mas também oportunidade para as futuras gerações”, complementa.
O presidente de honra da Sociedade Cultural Alemã de Joinville, Carlos Adauto Virmond Vieira, afirma que o homenageado era um mestre em tingimento e deu as bases para a inauguração da indústria têxtil em Joinville.
“Aqui [no Cemitério do Imigrante] repousam os bravos, os imigrantes que construíram a nossa Joinville. Todos os anos, em parceria com o município, nós prestamos essa homenagem a um imigrante que veio construir Joinville”, comenta.
No local estão sepultados os primeiros imigrantes que ajudaram a construir Joinville. Como homenagem póstuma, Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin (Novo) e demais autoridades depositaram flores no túmulo de Carl.
Representando a família do imigrante, Adalberto Hoepfner lembrou que seu tetravô trouxe com ele o espírito empreendedor. “Ele saía com a equipe dele para levar os produtos na antiga Desterro, hoje Florianópolis. Então, produzia aqui e saía depois nas caravanas para vender os produtos que fabricava”, detalha.
Leia os destaques da semana:
1. Cerca de 500 pessoas vivem em situação de rua em Joinville; veja quantos são joinvilenses
2. EXCLUSIVO – Justiça determina interdição de lar para idosos em Joinville após denúncias de maus-tratos
3. Show gratuito do cantor Zé Vaqueiro acontece em Joinville
4. Audiência pública sobre moradores de rua tem data marcada em Joinville
5. Mais de 30 alunos de Joinville viajam para Brasília para participar de torneio mundial de robótica
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: