Lara Donnola/O Município Joinville
Imigrantes de diversas nacionalidades participam do desfile de 7 de setembro em Joinville
Projeto Imigrante Cidadão levou pessoas de diversas nacionalidades ao desfile
Na manhã deste domingo, 7, aconteceu o desfile cívico-militar de 7 de setembro em Joinville. Segundo a prefeitura, cerca de 3 mil pessoas de 42 entidades participaram do evento, que foi realizado na avenida Beira Rio, em frente ao Centreventos Cau Hansen.
Entre os grupos que desfilaram neste domingo, estavam integrantes do projeto Imigrante Cidadão. Iniciado em 2016, em parceria com a Universidade Católica, o projeto de extensão busca atender as demandas dos imigrantes na aquisição da língua portuguesa.
A iniciativa acolhe imigrantes de diversas nacionalidades, como haitianos, venezuelanos, cubanos, russos, tunisianos, filipinos, entre outros, oferecendo aulas de língua portuguesa para facilitar sua integração no Brasil.
“Nós acolhemos os imigrantes com a língua portuguesa, porque é uma barreira muito grande, então eles precisam do linguajar para comunicar-se com seus patrões e com a cidade. Então o projeto visa acolhê-los com a língua portuguesa”, informa Vicente Gurgacz, professor voluntário do Projeto Imigrante Cidadão.
As atividades ocorrem de forma gratuita. A ação já atendeu 700 pessoas e atualmente conta com cerca de 100 alunos, operando aos sábados das 8h às 11h30, com alta procura e lista de espera. No momento, não há vagas disponíveis.
Além disso, o projeto também auxilia com a documentação (RN, CPF, etc.) por meio de um setor jurídico e oferece um certificado de curso que, após dois anos, pode ser utilizado para a obtenção da nacionalidade brasileira, uma facilidade antes restrita a universidades federais, de acordo com o professor Vicente.
Além do ensino da língua, são promovidas atividades culturais (grupos de dança tradicional venezuelana, produção de comida e artesanato típicos) e religiosas, incluindo a organização de missas mensais em espanhol na Igreja Perpétuo Socorro. A iniciativa é mantida por professores voluntários, como Vicente, e funcionários da universidade, como sua esposa, que coordena o curso.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: