Mais de 40% da população de Joinville vive em áreas urbanas sem arborização

Índice na cidade está abaixo da média nacional, diz o Censo

Mais de 40% da população de Joinville vive em áreas urbanas sem arborização

Índice na cidade está abaixo da média nacional, diz o Censo

Lara Donnola

Em Joinville, 55,66% da população em áreas urbanas vive em áreas com arborização, abaixo da média nacional. Esse índice corresponde à proporção de moradores que residem em vias próximas a árvores. Os dados são do Censo 2022 do IBGE, divulgados em abril de 2025.

De acordo com a pesquisa, a média nacional de arborização urbana é de 66%. Isso significa que aproximadamente 114,9 milhões de brasileiros vivem em vias com pelo menos uma árvore. Em comparação, Joinville apresenta um índice de 55,66% de moradores vivendo em vias arborizadas, situando-se abaixo da média nacional.

Segundo a Prefeitura de Joinville, em 2002, foi lançado o Plano Municipal de Arborização (PMA) e, em 2023, o Guia de Arborização Urbana, visando à ampliação da arborização urbana no município. O objetivo da prefeitura é continuar avançando com essa estratégia.

O plano estratégico é voltado para toda a comunidade ao estabelecer critérios sobre as espécies de árvores que podem ser plantadas ao longo das ruas e avenidas da cidade. De acordo com a prefeitura, isso garante que a vegetação seja compatível com as condições existentes em cada local, contribuindo para a gestão e o desenvolvimento da arborização em Joinville.

Santa Catarina está entre os estados com os menores índices de arborização

A distribuição da arborização urbana no Brasil varia significativamente entre os estados. Enquanto Mato Grosso do Sul lidera com 92,5% da população urbana vivendo em vias arborizadas, estados como Sergipe (38,6%), Santa Catarina (41%), Acre (42,1%) e Amazonas (44,6%) apresentam os menores índices.​

Segundo o Censo 2022 do IBGE, 58,7 milhões de brasileiros (33,7%) vivem em vias sem arborização, enquanto 114,9 milhões (66,0%) moram em vias com árvores, sendo que 55,8 milhões (32,1%) estão em vias com 5 árvores ou mais. As informações mostram que a presença de árvores nas vias é um fator importante para a qualidade de vida e o conforto térmico.

O estudo fez uma análise mais ampla, que inclui informações sobre infraestrutura urbana e acessibilidade. Além da arborização, o levantamento observou características urbanísticas do entorno dos domicílios relacionadas a capacidade de circulação e pavimentação da via, existência de bueiro ou boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, sinalização para bicicletas, calçada ou passeio, obstáculo na calçada e rampa para cadeirante.

De acordo com o IBGE, a capacidade de circulação das vias e a existência de ponto de ônibus ou van foram pesquisados pela primeira vez. Em Joinville, não existe ponto de ônibus ou van em 84,37% da cidade, segundo o levantamento.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo