Inicia a instalação de novos semáforos inteligentes em bairros de Joinville; saiba quais
Equipamentos ajustam os ciclos e alteram os tempos dos sinais automaticamente
Equipamentos ajustam os ciclos e alteram os tempos dos sinais automaticamente
A Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans), começou a instalar novos semáforos adaptativos e câmeras em 10 cruzamentos estratégicos da cidade. A primeira ordem de serviço contempla 35 câmeras.
Também conhecidos como semáforos inteligentes, os equipamentos ajustam os ciclos e estágios dos sinais e alteram os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tráfego captado pelas câmeras, melhorando o fluxo de veículos.
“Esses equipamentos melhoram a eficiência, fluidez e segurança no trânsito que é o que a gente busca na mobilidade. Com isso o usuário acaba ganhando em tempo de deslocamento, visto que os ajustes ocorrem em tempo real. Poucas cidades utilizam essa tecnologia, muito por conta do custo dela. Mas nós julgamos que é um investimento que vale a pena e que vai trazer bons resultados para a nossa mobilidade”, explica o diretor-presidente do Departamento de Trânsito, Paulo Rogério Rigo.
Os novos semáforos foram selecionados com base em estudos técnicos que identificaram pontos críticos na malha viária. Durante o mês de julho, o trabalho está relacionado à passagem de fiação e instalação de câmeras. O primeiro ponto a entrar em funcionamento, será no cruzamento da Av. Albano Schulz com a rua Dona Francisca.
A data em que o equipamento começará a operar será divulgada posteriormente. Isso porque as equipes estão trabalhando nos cruzamentos que receberão estes semáforos na passagem de cabeamento, instalação das câmeras e configuração e ajustes do sistema.
“Nosso objetivo é assegurar uma mobilidade urbana mais eficiente e segura. Os novos semáforos vão favorecer também aos usuários do transporte coletivo, que terão uma viagem mais ágil e agradável”, esclarece o engenheiro de trânsito do Detrans, Samuel Luiz Bernardes Gomes.
Joinville conta com semáforos adaptativos nos cruzamentos da rua Santa Catarina com as ruas Roberto Lehm e Ary Barroso, no bairro Floresta, e da rua Graciosa com a rua Nacar, no Guanabara.
Segundo dados do Detrans, esses locais apresentaram uma melhora de aproximadamente 30% no fluxo de trânsito. O contrato do Departamento de Trânsito prevê que até o fim deste ano sejam instalados esses equipamentos em mais 20 cruzamentos, totalizando 33 pontos com a tecnologia. O investimento é de cerca de R$ 2,7 milhões.
O equipamento funciona da seguinte forma: em cada semáforo do cruzamento é instalada uma câmera que faz o monitoramento em tempo real do fluxo de veículos das vias principal e secundária. As informações são enviadas para um controlador semafórico adaptativo, que faz a leitura dos dados e determina o tempo de abertura dos semáforos.
Atualmente, nos demais pontos da cidade, os tempos dos semáforos são fixos, com programação que pode variar de acordo com o dia e horário, também considerando o fluxo de veículos.
Confira onde serão instalados os semáforos adaptativos
Anita Garibaldi
Rua Anita Garibaldi x Gothard Kaesemodel
Rua Anita Garibaldi x Copacabana
Boehmerwald
Rua Paulo Schroeder x Boehmerwald
Centro
Rua Albano Schulz x Dona Francisca
Floresta
Rua Santa Catarina x Antônio Ramos Alvim
Itaum
Rua Monsenhor Gercino x Petrópolis
Rua Monsenhor Gercino x Fátima
Glória
Rua Marquês de Olinda x Max Colin
Iririú
Rua Iririú x Piratuba
Rua Baercker Wagner x Videira
Leia também:
1. Identificadas vítimas que morreram em grave acidente em São Bento do Sul
2. VÍDEO – Homem cai dentro de petshop em Joinville e cena inusitada viraliza nas redes sociais
3. Atleta paralímpica de Joinville realiza feito inédito e conquista medalha em competição convencional
4. Obras na ETA Cubatão: abastecimento em bairros de Joinville segue afetado
5. De auxiliar a inspetor: Cepat divulga mais de 750 vagas de emprego em Joinville
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: