+

Início da jornada: veja como o JEC chega para a Copa SC 2024

Tricolor inicia jornada contra o Concórdia neste domingo na Arena Joinville

Início da jornada: veja como o JEC chega para a Copa SC 2024

Tricolor inicia jornada contra o Concórdia neste domingo na Arena Joinville

Redação O Município Joinville

Bernardo Gonçalves
Fred Romano
[email protected]

Neste domingo, 8, o Joinville Esporte Clube (JEC) volta a campo para uma partida oficial após 176 dias. Este foi o período entre o jogo contra o Avaí, pela volta das quartas de final do Campeonato Catarinense, para o duelo deste fim de semana contra o Concórdia, às 16h, na Arena Joinville. É a estreia do tricolor na Copa Santa Catarina e o início da “Jornada”.

A Jornada tem a duração de 18 meses e visa o acesso à Série C na disputa da Série D de 2025. É o retorno do JEC ao Campeonato Brasileiro após três anos. Mas, até lá, o clube tem o primeiro passo, a disputa da Copa SC.

Além de JEC e Concórdia, disputam a Copa SC a Chapecoense, Figueirense, Nação, Barra, Marcílio Dias e Hercílio Luz. O campeão garante uma vaga para a Copa do Brasil 2025. Das equipes que disputaram o Campeonato Catarinense deste ano, não disputam a Copinha o Avaí, Inter de Lages, Criciúma e Brusque.

A competição mantém o mesmo formato de disputa em relação ao ano passado. Os times jogam entre si em turno único. Os quatro primeiros avançam à semifinal. As fases semifinal e final são disputadas em partidas de ida e volta. Em caso de igualdade na soma dos confrontos, o vencedor é conhecido na disputa por pênaltis.

Estruturação fora de campo

Após o estadual, o clube dispensou quase todo o elenco, com exceções de empréstimos de jogadores que ainda tinham contrato, e a comissão técnica, assim como ocorreu no ano passado. Além disso, manteve a parte financeira em dia, com o pagamento mensal da recuperação judicial e salários de funcionários mesmo sem jogos.

Ainda em relação ao financeiro, o presidente do JEC, Darthanhan de Oliveira, pede para os torcedores voltarem a se associar ao clube. Para ele, agora, com um calendário completo, com jogos entre a Copa Santa Catarina 2024 e o Campeonato Catarinense 2025, fica mais fácil atrair novos sócios.

“Os sócios são a maior fonte de receita de um clube. Não adianta esperar o time engrenar, o time vai engrenar com novos sócios”, diz o presidente tricolor. Para os torcedores interessados em se associar ao JEC, as informações de planos e benefícios estão disponíveis no site jornadadoacesso.com.br.

Diferente da temporada passada, o JEC inicia a Copa Santa Catarina de 2024 com um horizonte favorável, principalmente pela volta do calendário nacional. Com a vaga na Série D, a diretoria do clube entendeu que uma estruturação mais robusta para buscar o acesso era necessária.

Desta forma, o experiente gestor Felipe Ximenes foi contratado para o cargo de CEO. Ele chegou com a responsabilidade de profissionalizar setores e potencializar os profissionais que já atuam no clube. A aproximação dele aos dirigentes do JEC ocorreu em abril e foi concretizada para atuar no cargo em junho.

Com 56 anos e especialista em gestão esportiva, Ximenes foi professor da CBF Academy por 12 anos e, na carreira, atuou em diversas funções no futebol como supervisor, preparador físico, auxiliar técnico, superintendente e executivo de futebol.

Felipe Ximenes em evento de lançamento da “Jornada”, onde foi anunciado como CEO do JEC. | Foto: Ivanor Jr./JEC

Mesmo antes da oficialização, Ximenes e os dirigentes já alinhavam pontos importantes nos bastidores para a montagem de uma nova comissão técnica e elenco.

O técnico escolhido para comandar o JEC na Jornada foi Ney Franco, de 58 anos. Ele tem passagem pela Seleção Brasileira Sub-20, onde conquistou o Campeonato Sul-Americano e a Copa do Mundo FIFA da categoria, ambas em 2011.

O treinador também foi campeão da Copa do Brasil de 2006 pelo Flamengo-RJ, do Campeonato Brasileiro da Série B de 2010 pelo Coritiba-PR e da Copa Sul-Americana de 2012 pelo São Paulo-SP. O último clube que Ney Franco dirigiu foi o CSA-AL em 2021.

Ney Franco durante a pré-temporada para a Copa SC. | Foto: JEC/Divulgação

“A jornada motivou a vir para Joinville. O convencimento foi na palavra de reconstrução. É uma das melhores cidades para morar no país, e o time tem uma torcida enorme”, afirmou o treinador em coletiva de apresentação no dia 17 de julho.

Montagem do elenco do JEC para a Copa SC

Com as chegadas de Ximenes e Ney Franco, o JEC montou uma “trinca” do futebol com o executivo de futebol Luciano Fidêncio, que já estava no cargo de coordenador anteriormente. Eles foram os responsáveis pela formação do elenco do JEC para a Copa SC.

Desta forma, o presidente Darthanhan deixou de atuar nas negociações, como ocorreu na montagem dos dois últimos elencos.

Os primeiros atletas que iniciaram as atividades no CT do Morro do Meio foram aqueles que retornaram de empréstimos, remanescentes que tinham contrato e os que estavam nas categorias de base.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 2, Felipe Ximenes relembrou que os trabalhos da jornada começaram no dia 22 de julho com apenas nove atletas. “No dia 23 passou para oito. Então, a gente praticamente montou um time do zero”, explica.

Atacante Kennedy Anderson foi promovido da base ao profissional e se destacou durante treinamentos da pré-temporada. | Foto: JEC/Divulgação

O elenco que treina para a Copa Santa Catarina 2024 tem mais de 30 atletas. Desses, 16 foram novas contratações; o restante são jogadores que permaneceram do elenco do Catarinense ou que estavam nas categorias de base.

“Todo o nosso esforço para convencer os atletas a virem para cá foi baseado na força da torcida jequeana”, comenta Ximenes. Foram mais de 300 atletas monitorados em cerca de dois meses de trabalho.

“Não é uma tarefa fácil. Muitos agentes nos oferecem jogadores. Joinville é uma vitrine”, comentou na mesma coletiva o executivo de futebol do JEC, Luciano Fidêncio. “A gente foi selecionando, posição por posição, os atletas”, completa.

Confira os jogadores do elenco, idades e posições:

  • Goleiros: Pedro Henrique (22), Rodrigo Bazílio (21) e Breno Sossai (23).
  • Laterais Direitos: Rhuan Rodrigues (25) e Lucas Sena (23).
  • Laterais Esquerdos: Danilo Matielo (24) e Ernandes (36).
  • Zagueiros: Vitão (21), Neto (20), Nuno Boing (26), Mina (21), Carlos Alexandre (30) e Zé Gabriel (21).
  • Volantes: Alysson (20), Yalle (21), Erick Crispim (18), Breno Santos (26), Gabriel Chagas (23) e Silas (28).
  • Meias: Marco Antônio (21), Lucas de Sá (28) e Júlio César (21).
  • Atacantes: Porto (21), Kennedy (20), Andriw (23), Bruninho (28), Matheus Pichú (19), Lucão (24), Yuri (19) e João Felipe (25)
  • Jogadores disponíveis da base: lateral-esquerdo Miguel Arruda (17) e goleiro João Borges (19).

O elenco atual é uma equipe bastante jovem e sem atletas considerados “medalhões”, como Bruno Silva e Diego Renan, que estavam no elenco do Catarinense. Os dois atletas mais velhos do elenco são o lateral-esquerdo Ernandes, de 36 anos, e o zagueiro Carlos Alexandre, de 30.

Atacante Lucão chega com a expectativa de ser o “9” do JEC na Copa SC após passagem na Série D. | Foto: Luiz Vieira/JEC

Fidêncio explica que isso acontece devido aos momentos diferentes que o clube viveu no começo da temporada e atualmente. “A gente tinha um objetivo diferente naquele momento, que era conseguir a vaga na Série D, e conseguimos”, diz.

“O Ney traçou junto conosco o perfil de jogadores que ele queria, é um perfil mais jovem”, completa o executivo de futebol do tricolor.

“A uma semana da estreia, nós ainda estamos apresentando jogadores. Eu não trabalho com uma equipe fechada. Se aparecer uma oportunidade no mercado, a gente continua avaliando o material”, afirma Ney Franco.

O técnico também avalia que as condições físicas não serão um problema para os jogadores, tendo em vista que a maioria já estava em competições. Com isso, eles apenas precisariam se adaptar ao estilo de jogo do treinador.

Importância da Arena Joinville

O JEC tem ao menos cinco jogos na Arena Joinville, sendo quatro como mandante e um como visitante, contra o Nação de Araquari. “No primeiro jogo a gente tem que mostrar que é uma equipe que vai saber usar a arena”, avalia o técnico Ney Franco.

O clube está fazendo uma manutenção do gramado da Arena Joinville com um investimento de cerca de R$ 50 mil. O trabalho é realizado desde o dia 22 de julho.

Gramado da Arena Joinville em registro após um mês do início da manutenção. | Foto: Gustavo Mejía/JEC

O gramado da Arena Joinville deve ter uma troca completa em dezembro. Desde a inauguração do estádio, em 2004, o gramado não foi trocado por completo nenhuma vez, sendo feito apenas tratamentos parciais.

Como Ney Franco vê os adversários do JEC?

Durante a coletiva de apresentação, o técnico Ney Franco comentou sobre a importância de saber o primeiro adversário na competição. Desde o dia 7 de agosto, o tricolor sabe que vai enfrentar o Concórdia.

Entretanto, para Ney Franco, mesmo com um mês de preparação, a tarefa se dificultou, pois o Galo do Oeste também é uma equipe que está sendo remontada. Porém, o treinador ressalta a importância do jogo-treino realizado contra o Barra, adversário do JEC na terceira rodada da Copa Santa Catarina.

Jogo-treino entre JEC e Barra. | Foto: Luiz Vieira/JEC

A atividade realizada na Arena Joinville empatou em 1 a 1. Durante essa preparação, o tricolor realizou outros dois jogos-treinos, contra o Brusque, que disputa a Série B do Brasileirão, e o Hope-PR.

Para Ney, as maiores dúvidas em relação aos adversários são a Chapecoense e o Figueirense, pois ambos ainda disputam o Campeonato Brasileiro das Séries B e C, respectivamente.

Independentemente do adversário, Ney já tem definido como seu time deve jogar. “Uma equipe de toques rápidos e muito objetiva, que vai jogar para frente. Não é uma equipe de posse de bola”, finaliza.

Arbitragem para JEC x Concórdia

Árbitro: Franciel dos Santos Martins (CBF)
Assistente 1: Bruno Muller (CBF)
Assistente 2: José Paulo Martins Sinfronio (FCF)
Quarto árbitro: Halisson Eliabe Alves (CBF)

Ingressos

Os ingressos para a estreia do JEC na Copa Santa Catarina estão sendo comercializados antecipadamente no site Minha Entrada e no setor de sócios (em anexo à Arena Joinville). No dia da partida a venda fica disponível na bilheteria do estádio.

Confira os valores dos ingressos:

Torcedor JJ R$ 45
Torcedor JJ25 Inteira R$ 25
Torcedor JJ25 Meia R$ 12,5
Descoberta Inteira R$ 50,00
Descoberta Meia R$ 25,00
Coberta Nivel 1 Inteira R$ 80,00
Coberta Nivel 1 Meia R$ 40,00
Coberta Nivel 2 Inteira R$ 120,00
Coberta Nivel 2 Meia R$ 60,00

A meia entrada é válida para estudantes (apresentando a Carteirinha de Estudante), aposentados, doadores de sangue, professores da educação básica e PCDs. O JEC reforça que o valor da meia entrada, ingresso JJ e ingresso JJ25 só será validado mediante comprovação.

Menores de 12 anos tem entrada gratuita na Arena Joinville, mediante ingresso cortesia que serão liberados diretamente na catraca de entrada. É necessário apresentação da carteira de identidade.

A abertura dos portões da Arena Joinville acontece duas horas antes do jogo. Porém, podem ocorrer variações no horário, por conta da vistoria prévia realizada pela Polícia Militar.

Cobertura

O jornal O Município Joinville vai cobrir todos os jogos disputados pelo JEC na Copa Santa Catarina, com informações antes, durante e após cada partida. Cada disputa terá painel em tempo real no site omunicipiojoinville.com.


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo