Início de mandato: saiba as prioridades dos deputados estaduais de Joinville

Cidade terá quatro representantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina a partir de 2 de fevereiro

Início de mandato: saiba as prioridades dos deputados estaduais de Joinville

Cidade terá quatro representantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina a partir de 2 de fevereiro

Redação O Município Joinville

Thiago Facchinni
Bernardo Gonçalves

Para os próximos quatro anos, Joinville terá quatro representantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Matheus Cadorin (Novo) é o mais novo da lista, tendo a primeira experiência em cargo público. Fernando Krelling (MDB) e Sargento Lima (PL) foram reeleitos nas Eleições 2022. Maurício Peixer (PL) também assume cadeira na no legislativo estadual pela primeira vez.

Peixer é o primeiro suplente dos 11 deputados eleitos pelo Partido Liberal (PL), e assume o cargo após Estener Soratto ser anunciado como secretário da Casa Civil do governo Jorginho e Marilisa.

Matheus Cadorin (Novo), Fernando Krelling (MDB) e Sargento Lima (PL) tomaram posses nesta quarta-feira, 1º. Maurício Peixer (PL) toma posse nesta quinta-feira, 2. O jornal O Município Joinville entrevistou cada um dos deputados para conhecer quais são as expectativas para o mandato e as principais demandas para Joinville e região.

Confira quais são os planos de cada deputado:

Matheus Cadorin (Novo)

Eleito pelo partido Novo, Matheus Cadorin inicia a primeira experiência em um cargo político. Entretanto, frisa que já tem se preparado para isso há pelo menos 20 anos com as experiências profissionais que teve ao longo do tempo.

Segundo ele, a experiência como empreendedor e na direção do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, onde atuou por sete anos, são pontos importantes para a carreira política.

“O Corpo de Bombeiros Voluntários possui 1,6 mil colaboradores. Se você não for político ali e ter um relacionamento interpessoal, o trabalho não acontece. Então político pela arte da política a gente já é. A experiência da casa (da Assembleia Legislativa de Santa Catarina) a gente pega com o tempo.”

Projetos

Para o início de mandato, Matheus diz que já possui alguns projetos de lei em mente para levar à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Um deles é a diminuição da tarifa de transferência de herança.

Além disso, uma dotação orçamentária para o Corpo de Bombeiros Voluntários, para que as corporações possam ter uma subsistência mínima para o atendimento à população.

Já outro projeto é a criação de uma delegacia, em Joinville, para crimes cibernéticos, que atenderia também a região. Não como um projeto em si, mas fala que buscará a troca de experiência com os outros deputados.

Demandas de Joinville e região

Para Joinville e região, pretende trabalhar com demandas de obras estruturantes. Em Joinville, o pagamento da folha salarial do Hospital São José e projetos para fomentar o turismo também serão pautas do mandato. “Joinville precisa voltar a ser protagonista na economia do estado.”

Também buscará que o governo do estado, por meio de instituições, financie cursos profissionalizantes para os alunos que atualmente estão no Ensino Médio. Além disso, quer fomentar as pautas do partido Novo, como o liberalismo econômico. “Queremos simplificar a vida do empreendedor e de quem gera renda”.

Principais bandeiras

Cadorin destaca que pretender ser conhecido como o deputado da tecnologia e defensor do Corpo de Bombeiros Voluntários. Além disso, também quer ser destaque no desafogamento do poder público por meio de uma organização social forte, que denomina como o terceiro setor.

“O terceiro setor pode ser um dos grandes ‘pumas’ das grandes ferramentas para desafogar o poder público de responsabilidades que não necessariamente ele precisa assumir”, finaliza.

Fernando Krelling (MDB)

Já Fernando Krelling (MDB), que vai para o segundo mandato, possui a expectativa de manter a posição de Santa Catarina como o estado que mais gera oportunidades de emprego, além de avançar em outras áreas, como a saúde e segurança pública.

“São áreas que Santa Catarina precisa crescer, mas estou muito empolgado e motivado para continuar esse trabalho que a gente fez nesses últimos quatro anos, que é um trabalho próximo das pessoas, próximo dos municípios e, principalmente, próximo de Joinville”, destaca.

Projetos

Krelling diz que possui duas pautas como prioridade neste início de novo mandato. Uma delas é a revisão de leis. Segundo ele, algumas acabam não sendo tão necessárias para a população.

Além disso, tem como prioridade a diminuição da fila para cirurgias eletivas no estado. “Nosso esforço neste início de mandato é auxiliar o executivo estadual para diminuir essa fila e ajudar a população que espera há anos por uma cirurgia”, frisa.

Demandas de Joinville e região

Para Joinville, o deputado promete que vai fiscalizar o poder executivo na reforma do Ginásio do Ivan Rodrigues. Neste momento, uma empresa realiza o projeto. “Iremos ‘ficar em cima’ do poder executivo do estado na questão do processo licitatório, após a elaboração do projeto”, diz.

Além disso, quer buscar junto ao governo estadual melhorias de sinalização e asfáltica da Serra Dona Francisca (SC-418). Também buscará soluções para a duplicação da rodovia, que liga Joinville ao Planalto Norte.

Também fala em busca por recursos para construção de três pontes na cidade, para melhorar a mobilidade urbana do município, além de buscar melhorias de infraestrutura na zona sul do município.

Outra demanda para Joinville que Krelling diz que vai priorizar é a reformas de escolas estaduais. Segundo o deputado, a cobrança da continuidade das obras em dez ginásios de esporte em escolas é uma das principais demandas em relação ao assunto.

“Buscaremos também fazer com que o estado auxilie nas áreas da saúde e segurança pública, com a aquisição de câmeras e o aumento do efetivo policial.”

Para a região, pretende buscar fortalecer a infraestrutura, com pavimentação e melhores condições de acessos aos município. Ele cita que uma das demandas é a ligação entre Garuva e Itapoá, onde é necessária uma requalificação asfáltica, que também é necessária entre o Centro de São Francisco do Sul até a praia da Enseada.

Além desta, uma demanda que já vem sendo debatida é a implementação de um Ferry Boat entre Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul.

“É uma ‘batalha’ desde o mandato passado, onde estamos conversando com os dos municípios para essa implementação.”

Principais bandeiras

Como principais bandeiras do mandato, Krelling terá o desenvolvimento econômico e social, promoção da saúde e prevenção de doenças. Também possui como bandeira o fomento ao turismo e esporte, não como só lazer, mas também como economia, a educação, principalmente para diminuir evasão escolar no ensino médio.

Além dessas, também tentará mostrar a importância de Joinville e região para todo o estado. “Mostrar para todos que a cidade e região merece respeito”, finaliza.

Sargento Lima (PL)

Também reeleito, Sargento Lima (PL) tem a melhor expectativa possível. Para ele, a chancela da população (com os votos que o fizeram se reeleger) cria um apoio para continuar. Cita a eleição de Jorginho e Marilisa para ter um bom horizonte.

“Eu sou uma pessoa com uma automotivação e, com essa motivação no nosso entorno, a perspectiva é muito boa. Santa Catarina é um estado que se destaca em relação aos outros, embora não tenha sido contemplado a nível federal pelo nosso ex-presidente (Jair Bolsonaro. Entretanto, temos totais condições de fazer um excelente trabalho.”

Projetos

Lima reforça que pretende colocar em pauta novamente projetos, que, segundo ele, foram retardados no último mandato.

Um deles é a exploração do hidrogênio verde e de novas de fontes de energia limpa para região. Também buscará fortalecer a agricultura, principalmente os agricultores da fumo cultura.

Demandas principais para Joinville e região

Para Joinville e região, as principais demandas e bandeiras do mandato serão a transformação da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) de Joinville para um Batalhão de Patrulhamento Tático, com o objetivo de enfraquecer o tráfico na região.

Para isso, buscará por meio do governo do estado o fortalecimento do efetivo policial da maior cidade de Santa Catarina.

Sargento Lima, ainda em demandas para a região, revela que tentará a construção de uma usina, para ser uma das possibilidades de uma nova fonte de energia limpa. “Nossa região  é industrial e precisa de fonte de energia para, a partir de 2030, atender o mercado europeu. Em segundo lugar, uma fonte que tenha uma abundância e que não seja variável na distribuição de energia elétrica para buscar novos investidores”, finaliza.

Maurício Peixer (PL)

O ex-presidente da Câmara de Joinville, Maurício Peixer inicia agora o primeiro mandato como deputado estadual. Ele foi o primeiro suplente dos 11 deputados eleitos pelo PL, e assumirá o cargo após Estener Soratto (PL-SC) ser anunciado como secretário da Casa Civil.

“Foi um presente muito grande de Natal e Ano-Novo. O Jorginho me chamou com o Soratto. Ele disse que minha experiência no Legislativo será muito boa na assembleia, pois já sou do meio. O Jorginho disse também que quer prestigiar Joinville. Fiquei muito feliz”, afirma.

Ele promete responder aqueles que confiaram nele e o levaram até a primeira suplência. Peixer afirma que o objetivo era assumir o mandato e que lutou muito para isso.

Demandas de Joinville e região

Entre as prioridades para o mandato, Peixer destaca que pretende atender as demandas da região de Joinville. Ele cita a busca de ajuda ao Hospital São José como uma delas e afirma que o governador prometeu ao prefeito Adriano Silva (Novo) que vai ajudar na folha de pagamento do hospital.

“Joinville tem uma carga muito grande para a saúde, que gasta 40% do orçamento, sendo quase 15% para o São José, e isso precisa da ajuda do estado. Vamos trabalhar junto com o Jorginho, Marilisa e com o sargento Lima para que isso possa ser atendido”, afirma.

Outro ponto relacionado à saúde que o futuro deputado pretende dar atenção é a fila de cirurgias eletivas. Atualmente, há cerca de 100 mil pessoas na fila. Maurício afirma que o governador tem objetivo de zerar a fila em cerca de seis meses.

“Vou levar a proposta de terceirização, com convênios. Em Joinville, temos a oftalmologia. Em 2017, a fila era de quase 20 mil pessoas para cirurgias de cataratas. Foi terceirizado pelo SUS e hoje a fila está zerada. É o mesmo modelo que temos que fazer no estado, contratar clínicas, terceirizar e adiantar isso”, diz.

As obras em Joinville também estão no radar de Peixer. Ele afirma que Jorginho tem compromisso de levar adiante as obras do Plano 1000, projeto do governo Moisés que teve problemas após as eleições.

Relacionamento com bancada

Maurício minimiza eventuais atritos dentro da bancada do PL, tendo em vista que é o maior grupo e base do governo. Ele afirma que não tem inimigos na política ou problemas de relacionamento. O futuro deputado reforça também o bom relacionamento com Jorginho e Adriano.

“Nossa bancada tem uma divisão. Temos quatro que são bem bolsonaristas mesmo. Eu sou bolsonarista, mas não tenho essa linha de direita mais forte como alguns. Nós temos uma linha de trabalho que é para ajudar o governo do estado. Como o Jorginho diz, vamos fazer para as pessoas”, finaliza Maurício.


– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo