Instituição educacional de Joinville inicia celebração de 100 anos
Grupo atende mais de 5 mil estudantes da educação infantil à pós-graduação
Grupo atende mais de 5 mil estudantes da educação infantil à pós-graduação
O Bom Jesus Ielusc, uma das instituições educacionais mais tradicionais e antigas de Joinville, deu início à contagem regressiva para a celebração de seus 100 anos de história. O evento de lançamento, intitulado “Rumo aos 100 Anos”, marcou oficialmente o começo das comemorações do centenário, e aconteceu na Comunidade dos Apóstolos e no Hall do Comenius Building (Bonja International).
O evento reuniu autoridades, ex-alunos, professores, colaboradores e representantes de instituições parceiras da cidade. Atualmente, o Bom Jesus Ielusc conta com mais de 5 mil estudantes distribuídos entre a educação infantil e a pós-graduação.
Na ocasião, foi exibido o vídeo institucional “O Rumo do Tempo”, uma homenagem emocionante à trajetória centenária da instituição, valores e a evolução de sua marca. Com participação especial da professora Cladis Lermen, ex-diretora da Educação Infantil e esposa do ex-diretor geral Pastor Tito Lívio Lermen, o vídeo comoveu o público ao resgatar memórias e reforçar o legado construído por tantas mãos ao longo das décadas.
Durante o evento, também foram prestadas homenagens a lideranças que marcaram a história da instituição, incluindo os quatro diretores que ocuparam a direção geral ao longo de quase um século.
O presidente do Conselho Diretor, Hilário Wolfgramm, destacou a importância do momento para a comunidade educativa e para a cidade de Joinville. Já o atual diretor do Grupo, professor Silvio Iung, ressaltou que o Bom Jesus Ielusc é hoje a instituição educacional mais longeva conduzida exclusivamente por joinvilenses, sustentada pelo voluntariado e pela excelência acadêmica.
O Pastor Escolar e Universitário Sérgio Klippel compartilhou com os presentes a leitura do versículo “Meine Zeit steht in deinen Händen” (“Tens meu tempo todo em tuas mãos”), reforçando os pilares da instituição: fé, conhecimento e compromisso social, que a norteiam desde 1926.
Representando os ex-alunos do Colégio Bonja, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, recebeu como lembrança simbólica um pedaço do piso original do ginásio do colégio, inaugurado em 1989, uma memória afetiva que conecta gerações.
Com os olhos voltados para o futuro, o Grupo Bom Jesus Ielusc segue expandindo sua missão educacional. Entre os novos marcos, está a inauguração de uma unidade na Cidade das Águas, polo de inovação e sustentabilidade que simboliza a conexão da instituição com a Joinville do amanhã. Está em andamento, ainda, a construção do novo prédio do Bonja International, com previsão de funcionamento para 2027, ampliando os espaços dedicados ao ensino com abordagem internacional.
Os mais de 5 mil estudantes do Grupo estão distribuídos entre as unidades: Bonjinha, Colégio Bonja, Bonja International, Faculdade Ielusc, CEI Páscoa Poffo e Escola Luterana Renata Riede.
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: