X
X

Buscar

Instituto de Joinville abre turmas de teatro para pessoas com deficiência usuárias do SUS

Serão 45 vagas divididas em três turmas

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) abriu as inscrições para aulas de teatro gratuitas, destinadas a pessoas com deficiência intelectual, deficiência física, transtorno mental, surdas e cegas, usuárias do SUS, atendidas pelos Serviços Municipais de Saúde de Joinville.

Ao todo, serão 45 vagas divididas em três turmas, para crianças, adolescentes e adultos.

Inscrições e início das aulas

As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas de forma online, por meio deste formulário eletrônico até o dia 20 de setembro. Ao se inscrever, a pessoa precisa informar em qual unidade de saúde é atendida, se necessita de transporte acessível, entre outras informações.

As aulas serão realizadas uma vez por semana no Espaço AZ, na Rua Tijucas, 401, no Centro. As atividades têm início marcado para 4 de setembro, com duração até junho de 2025. Os encontros serão às quartas, quintas e sextas-feiras, sempre das 9h às 11h.

Quartas-feiras: Turma Adultos. Professoras: Manoella Carolina Rego e Nathielle Wougles.
Quintas-feiras: Turma Adolescentes. Professoras: Manoella Carolina Rego e Nathielle Wougles.
Sextas-feiras: Turma Crianças. Professores: Robson Benta e Nathielle Wougles.

Oficina de Vivência em Teatro

Denominado “Oficinas de Vivência em Teatro”, o projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Programa de Incentivo à Cultura, tendo como incentivadores o Grupo Krona, o Instituto Ingo Doubrawa e a Docol.

Esta é a primeira vez que oficinas do Programa de Formação Cultural Arte para Todos serão oferecidas a todos os usuários do SUS e não apenas às pessoas atendidas por serviços especializados, como o Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo e os Serviços Organizados de Inclusão Social, instituições parceiras do Arte para Todos desde os primeiros anos do Programa.

Esta parceria entre Impar e a Secretaria da Saúde é fruto de acordo de colaboração firmado inicialmente em 2013, pelo qual o Instituto é credenciado a oferecer vagas em oficinas e atividades artísticas para usuários dos serviços de saúde; e possibilita que médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais prescrevam atividades artísticas como complemento de tratamento a seus pacientes.

Os recursos necessários para a realização das oficinas e oferta das vagas de forma gratuita são captados pelo Impar, por meio de projetos inscritos e aprovados em editais e mecanismos de incentivo à cultura, como o Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PIC) e a Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Rouanet).

“A arte auxilia no processo de expressão do potencial máximo de cada um. No caso das pessoas com deficiência, a arte é verdadeiramente uma força motriz que lhes permite mostrar seu potencial, já que a elas são oferecidas poucas oportunidades de se expressarem e ocuparem certos espaços”, afirma Nathielle Wougles, atriz, terapeuta ocupacional e presidente do Instituto Impar.

Leia também:
1. Crianças e mulheres ficam feridas após serem atropeladas por motorista embriagado em Joinville
2. Construtora inicia cravação de estacas da ponte Joinville
3. VÍDEO – Briga generalizada entre clientes é registrada em bar no Centro de Joinville
4. Obras podem causar falta de água em dez bairros de Joinville
5. Águas de Joinville orienta sobre ajuste de data em faturas do mês de agosto


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: