Instituto Dona Anna cria jardim sensorial em Joinville

Quase 70 crianças serão atendidas pelo espaço

Instituto Dona Anna cria jardim sensorial em Joinville

Quase 70 crianças serão atendidas pelo espaço

Redação O Município Joinville

O Instituto Dona Anna de Reabilitação do Potencial Humano vai inaugurar neste sábado, 4, o Jardim Sensocial, em Joinville. O local foi planejado e construído por voluntários, com apoio do Instituto Carlos Roberto Hansen, e vai servir para a reabilitação e desenvolvimento de crianças com deficiências físicas e ou intelectuais

O espaço é um sonho antigo de pais, professores, voluntários e, principalmente, das quase 70 crianças atendidas pelo instituto.

O jardim sensorial é composto por plantas, aromas, formas e texturas que, além oferecerem bem-estar e lazer, estimulam os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição). Dessa maneira é possível transcender o espaço terapêutico, fazendo com que as crianças e adolescentes acompanhados pelo Instituto desenvolvam propriocepção, equilíbrio, criatividade, atenção, concentração, autonomia em suas atividades diárias, entre outros benefícios.

O espaço propiciará a integração, motivação, socialização e estímulos com diversos recursos lúdicos e terapêuticos que motivarão as crianças com deficiência um maior interesse e predisposição aos exercícios. Além disso, fortalecerá a integração, ao compartilharem as mesmas experiências, reforçando os laços familiares com atividades que envolvam a reabilitação, aprendizagem e socialização.

A intenção é que essa atividade reflita no vínculo familiar, estreitando relações, gerando o respeito entre os membros da família e buscando uma melhora na qualidade de vida. Tudo isso um espaço adaptado com equipamento terapêuticos e de lazer ao ar livre, fora da sala de atendimento.

Jardim Sensorial, um sonho da dona Anna

Quem conhecia Dona Anna sabia o quanto ela amava e se dedicava em cuidar de plantas, flores e da natureza de modo geral. Um de seus últimos desejos foi a implantação de um Jardim Sensorial na Instituição para auxiliar nas terapias. Entretanto, meses após idealizar o projeto, em fevereiro de 2019, dona Anna faleceu.

O projeto, entretanto, não morreu. Com a liderança de Gil Prayon, funcionário da Tigre, e parceria do Instituto Carlos Roberto Hansen, Instituto Guga Kuerten, Irmãos Feitosa, Gráfica Volpato, Chef Borges, Associação B157, EITI Gestão de TI, CORE-E Internacional School, Adriano Liermann, Oper Serv Facilities Eireli, Boa Vista Paisagismo, Agrícola da Ilha e Júlio César de Aguiar Junior, o Jardim Sensorial foi finalizado.

Instituto Dona Anna/Divulgação

Leia mais:
Paciente que quebrou punho ao cair de maca em ambulância será indenizada no Litoral Norte
Tupy abre 200 vagas de empregos em Joinville; saiba como se candidata
Saiba quais são as atrações do Natal Cultural durante esta semana em Joinville


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo