Instituto Internacional Juarez Machado de Joinville abre exposição de desenhos raros neste sábado
Mais de 200 gravuras do artista estarão expostos
Neste sábado, 21, o Instituto Juarez Machado abre uma exposição de raros desenhos criados pelo artista nos anos 70. Na mesma data, o instituto terá coletiva de autógrafos com 20 escritores joinvilenses. O evento inicia às 10h, a ação cultural inédita visa integrar as artes visuais com a literatura.
A exposição
Duas centenas de obras produzidas pelo artista catarinense e publicadas na grande imprensa brasileira na década de 1970 compõem a exposição Nonsense. São desenhos absurdos originais cedidos por um colecionador particular e estudioso da vida e obra do conhecido artista. Foram selecionados pelo curador Edson Machado os cartuns, charges, desenhos de humor e estudos para cenários de teatro e shows musicais que retratam a marcante trajetória do Juarez e simbolizam uma geração.
Publicados nas páginas das revistas O Cruzeiro, Manchete, Playboy, Fairplay, Fatos & Fotos, Ela e Ela, Realidade e Jornal do Brasil, Pasquim, Correio da Manhã, entre outros, os desenhos expostos são originais e trazem interferências das oficinas gráficas como anotações, datas, carimbos, números e manchas, segundo o curador “para manter e conhecer todo o DNA do processo criativo”.
“Nessa época o artista residia no Rio de Janeiro, antes de radicar-se definitivamente em Paris, convivendo com a inteligência tupiniquim, Millôr Fernandes, Ziraldo, Henfil, Jaguar, entre outros, num dos períodos mais contundentes da história recente de nosso país”, complementa o curador e proprietário das obras, Edson Machado.
Juarez Machado, conhecido como pintor, teve no desenho o seu ponto de partida, criticando com humor, criatividade, imaginação e sutileza o comportamento de uma sociedade conservadora. “No meu desenho não procuro a gargalhada, mas busco o sorriso”, diz o artista à época.
A exposição Nonsense permanece aberta à visitação do público até o dia 30 de novembro.
Os escritores
Na mesma data, das 10h às 18h nos espaços expositivos e jardins, 20 escritores e poetas farão sessões de autógrafos de variadas obras numa promoção inédita da Academia Joinvilense de Letras em conjunto com a Associação das Letras em parceria com o Instituto Juarez Machado com o título de 1ª Coletiva de Autógrafos.
Para a presidente da AJL, jornalista e escritora Maria Cristina Dias “a coletiva de autógrafos é uma oportunidade ímpar para as pessoas conferirem o que está sendo produzido em diversos gêneros da escrita local, conhecerem os autores, além de verem a exposição de arte num espaço privilegiado de cultura.”
Segundo a presidente da AL, escritora Simone Nascimento resume “a arte do desenho e a arte da escrita se fundem e o clima desta união promete levar momentos de descontração ao público, aproximando-o das obras de Juarez e dos escritores”. Já o presidente do IIJM, curador Edson Machado conclui “A parceria entre as artes visuais e a literatura visa ao conhecimento e à inovação, marcando o início do novo projeto da instituição, Ler para Conhecer.”
No sábado dia 21 os visitantes da exposição e da Coletiva de Autógrafos terão acesso livre à todas as dependências expositivas do Instituto, sediado à Rua Lages, 994, em Joinville, SC.
São esses os escritores e poetas que autografarão seus livros:
- Alessandro Machado;
- Ana Janete Pedri;
- Andrea Santos Borges;
- Asta dos Reis;
- Bernadete Schatz Costa;
- David Gonçalves;
- Donald Malschitzky;
- Dorval Schmitt;
- Elizabeth Fontes;
- Else Sant’Anna Brum;
- Hilton Görresen;
- Inês Pozzagnolo;
- Jura Arruda;
- Marcelo Lufiego;
- Maria Cristina Dias;
- Mário Cezar da Silveira;
- Sandra Regina Lodetti;
- Simone Nascimento;
- Silvana Beck Stival;
- Suelly Ravache.
Leia mais:
— JEC Futsal enfrenta o São José pela Liga Nacional nesta sexta-feira
— Motorista morre carbonizado após carro pegar fogo em Santa Catarina
— Mulher condenada por colocar fogo na casa do vizinho é presa em Joinville
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube