Instituto promove tardes de cultura em UBSFs de Joinville
Projeto tem como objetivo conscientizar sobre a importância da arte na promoção da saúde e do bem-estar das pessoas
Projeto tem como objetivo conscientizar sobre a importância da arte na promoção da saúde e do bem-estar das pessoas
Nesta sexta-feira, 26, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim Paraíso recebe a primeira de três Tardes Culturais que irão transformar as unidades de saúde de Joinville em espaços de arte e cultura.
Das 14h às 17h, o estacionamento da unidade abre espaço para tendas e o palco onde vão se apresentar artistas convidados, do bairro e da região do entorno.
Aberta à toda comunidade, a programação da Tarde Cultural inicia com uma apresentação do Grupo de Teatro Louco é Pouco, associado ao Instituto Impar, seguida por uma vivência teatral com o professor Robson Benta, que dirige o grupo. Na sequência acontecem três oficinas culturais: de capoeira, com a mestra Karlinha Reis, de literatura com o escritor Jura Arruda, e de artes visuais, com o professor José Mauro Silva.
A programação terá também shows musicais, com Isar Machado & Anna Souza e a escola de samba GRES Diversidade, e apresentações de dança com o grupo de Hip Hop “JR Group!” e “Somos Todos Flashback”. A Tarde Cultural ainda terá roda de conversa sobre saúde mental, show de talentos, café da tarde, brechó e feira de artesanato da Repart – Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental.
“Este é um projeto importante porque divulga o trabalho do Grupo de Teatro Louco é Pouco, que surgiu dentro da rede de atenção psicossocial de Joinville, e também ajuda a promover os artistas das próprias comunidades. Todos nós podemos fazer arte e experimentar de forma prática o quanto ela é uma aliada na promoção de saúde e bem-estar. E não tem espaço melhor para promover isso do que nas próprias unidades de saúde”, afirma Manoella Rego, presidente do Impar e produtora do projeto.
Rubia Nara Malinoski, coordenadora da UBSF Jardim Paraíso, destaca o papel desse tipo de atividade na promoção da saúde. “É com muita alegria que recebemos a Tarde Cultural do Instituto IMPAR aqui na UBSF Jardim Paraíso – Vila da Saúde. Acreditamos profundamente que a promoção da saúde vai muito além do cuidado clínico. Ela envolve acolhimento, cultura, lazer, bem-estar e vínculos que fortalecem nossa comunidade. Nossa unidade tem se empenhado nesse caminho e soma esforços para que cada pessoa se sinta cuidada de forma integral – corpo, mente e espírito. A Tarde Cultural trará mais cor, movimento e alegria para o nosso espaço”, afirma.
Toda a programação é gratuita e conta com recursos de acessibilidade – intérprete de Libras e audiodescrição. Para participar, basta ir até a UBSF Jardim Paraíso.
As Tardes Culturais fazem parte do projeto “Arte e Saúde Mental para Todos”, do Instituto Impar. A iniciativa foi contemplada no Edital de Pontos de Cultura promovido pela Prefeitura de Joinville, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A realização é do Ministério da Cultura e Política Nacional de Cultura Viva. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Joinville.
26 de setembro: UBSF Jardim Paraíso (Avenida Júpiter, 1.700).
24 de outubro: UBSF Nova Brasília (Rua Bom Retiro, s/nº).
14 de novembro: UBSF Ulysses Guimarães (Rua Cidade de Barretos, s/nº).
Horários: Sempre das 14h às 17h
Leia também:
1. Prefeitura de Joinville abre inscrição para concurso público para níveis fundamental, médio, técnico e superior
2. Joinvilense conquista medalha de prata no Mundial de Natação Paralímpica
3. Rua no Glória, em Joinville, será interditada para obras de pavimentação
4. “Avanço importante”: Fiesc se manifesta sobre possibilidade de diálogo entre Trump e Lula
5. Anvisa proíbe venda de marcas de café, whey e suplementos; saiba quais
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: