Instituto que atende crianças com deficiência realiza feijoada drive thru em Joinville
Organizado por voluntários, objetivo é arrecadar fundos para realizar melhorias no local
Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, o atendimento oferecido às crianças com deficiência não pararam no Instituto Dona Anna. Com um serviço gratuito, o local se mantém em boa parte com as doações da comunidade. Para dar apoio e garantir a continuidade dos atendimentos, voluntários farão uma feijoada na modalidade drive thru neste domingo, 16, entre às 10h30 e 15 horas.
Os pais de Breno, 12 anos, que também faz terapias no Instituto, se voluntariaram para preparar os alimentos que serão vendidos por R$30 e entregues nos carros. O pai Vanderlei Borges Nunes, conhecido como chef Borges, irá preparar 700 pratos da feijoada e acompanhamentos: arroz, ovo, farofa e couve.
Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente no instituto, localizado na rua Tupy, no bairro Nova Brasília ou pelo telefone (47) 3454-0514, com depósito bancário. A renda será revertida em melhorias na estrutura e ampliação dos consultórios, que atendem atualmente 68 crianças.
Além da feijoada, acontecerá um sorteio especial no dia: uma obra de arte dos Irmãos Feitosa, artistas de Joinville. Amigos de Borges e Isabela, pais de Breno, foram os artistas que sugeriram ao casal a realização de um evento beneficente. Borges e Isabela escolheram o Instituto Dona Ana e os irmãos decidiram colaborar com a doação da obra para o sorteio.
“É muito importante ajudar o Instituto, porque ele ajuda as crianças especiais a terem um atendimento completo”, explica Isabela, mãe de Breno. Com Síndrome do QT longo, Breno iniciou o acompanhamento médico no instituto há poucos meses e realiza tratamentos de fisioterapia, terapia ocupacional, psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga e a assistente social.
“Sempre sonhei que o Breno fosse a uma instituição onde conseguisse fazer tudo num só lugar. Para nós pais, é difícil. O instituto faz um bem tão grande, que eu tenho o desejo de divulgar o trabalho.”, destaca Isabela.
O Instituto Dona Ana
Criado por uma mãe que buscava um serviço de qualidade para o filho com deficiência, Anna Destefani Duffeck, resolveu iniciar o projeto há 41 anos. Dedicados à reabilitar crianças com deficiências físicas e mentais, o local oferece atendimento gratuito para o autismo, paralisia, síndrome de down, entre outros. A psicóloga Jurema Aparecida Melo explica que é durante o período da infância que o desenvolvimento acontece da melhor forma e a reabilitação é mais evolutiva.
Atualmente são atendidas 68 famílias, mas há fila de espera, segundo Jurema. A maior parte dos encaminhamentos vem pela rede pública. “Os atendimento chegam pela assistência social e o SUS. Mas há famílias que indicam e a pessoa vem até aqui para se inscrever”, explica a psicóloga.
Além do suporte médico, como a maior parte das famílias atendidas são de baixa renda, de acordo com Jurema, a instituição também se mobiliza para dar apoio com a alimentação. “Chegam muitas coisas pra nós. Doamos em cestas básicas para as famílias”, explica.
Para manter o atendimento, o Instituto Dona Anna conta com o trabalho voluntário de diversos profissionais da Saúde, nenhum dos médicos é remunerado. Mas o local também conta com as doações da comunidade e o convênio que mantém com o Sistema Único de Saúde (SUS), que encaminha as famílias e também realiza um pouco do suporte financeiro.