+

Interplast 2024: feira em Joinville recebe expositores de oito países

Evento começa na próxima terça-feira

Interplast 2024: feira em Joinville recebe expositores de oito países

Evento começa na próxima terça-feira

Brenda Pereira

Começa na próxima terça-feira, 13, a Interplast 2024. A feira em Joinville segue até sexta-feira, 16, na Expoville, das 13h às 20h. São 25 mil metros quadrados (m²) de exposição, ocupando toda a área útil dos três pavilhões.

A 12ª Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico (Interplast) recebeu um incremento de 60% em número de expositores, em relação à edição anterior, chegando a mil marcas vindas de oito países: Alemanha, Áustria, Brasil, China, Dubai, Itália, Taiwan e Uruguai.

O evento é uma realização do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Santa Catarina (Simpesc) e organização da Messe Brasil. A Interplast está consolidada como uma das principais do Brasil da indústria de transformação do plástico, reunindo a cadeia completa da indústria, de matéria-prima, máquinas e equipamentos, tecnologias da indústria 4.0, softwares e serviços.

 

Expectativa de R$ 300 milhões em negócios

A expectativa da organizadora é atingir os 30 mil visitantes da edição anterior, realizada em 2022, e a marca de R$ 300 milhões em negócios, em até 12 meses posteriores ao evento. “A Interplast é a única feira que reúne toda a cadeia do plástico e mostra a força do nosso estado, que apresenta altas taxas de crescimento da indústria e concentra algumas das principais empresas de transformação de plástico no Brasil, reconhecidas pela qualidade dos seus produtos em âmbito mundial”, afirma Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

Para Fernando Pedro de Oliveira, presidente do Simpesc, a Interplast tem um impacto direto e significativo na competitividade das indústrias de transformação do plástico de Santa Catarina. “Por ser uma vitrine para as mais recentes tecnologias e inovações globais, as empresas locais têm a oportunidade de conhecer e adotar essas tecnologias, melhorando a eficiência de produção, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos produtos”, argumenta.

Atrações do evento

Além da feira, a Interplast tem uma série de atividades paralelas voltadas ao conhecimento e negócios, com acesso gratuito ao público.

Cintec

O Congresso de Inovação e Tecnologia (Cintec) que acontece na quarta-feira, 14, e quinta-feira, 15, na Interplast, é promovido pelo Institutos Senai de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina.

No primeiro dia a programação é para convidados. No dia 15 acontecem palestras de empresas como Braskem, BASF e Plaszom e de professores do UniSenai. Entre os temas a serem abordados no congresso técnico estão bioeconomia, descarbonização, economia circular, eficiência operacional e produtos sustentáveis.

Seminário

A Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição (CSQI) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) promove o Seminário de Metrologia Plásticos, realizado na Interplast na quinta-feira, 15.

Com a temática “Ganhos de produtividade e melhoria nos desperdícios com instrumentação e qualidade para a indústria do plástico”, os participantes terão acesso a casos práticos de aplicação das tecnologias, além de explorar as últimas novidades e tendências do setor.

“O Seminário de Metrologia Plásticos é uma oportunidade para os profissionais da indústria conhecerem as mais recentes inovações e melhores práticas em qualidade e instrumentação”, afirma Murilo Peixoto, presidente da CSQI.

Rodada de Negócios

Realizada na quarta-feira, 14, durante todo o dia, a Rodada de Negócios é um espaço consolidado na Interplast e reúne compradores e fornecedores em mesas de negociação, com dezenas de reuniões individuais em um único dia, focadas em demandas e ofertas de soluções.

Entre os confirmados estão empresas de segmentos como automotivo, embalagens e construção civil. Na edição anterior, foram realizadas 586 reuniões de negócios.

Workshops

Expositores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e tecnologias por meio de workshops direcionados aos profissionais das indústrias.

Os workshops serão realizados de terça a sexta-feira e a programação completa está disponível no site da Interplast, onde podem ser feitas as inscrições. Serão 29 palestras em mais de 30 horas de apresentações feitas por especialistas em soluções para a indústria de transformação do plástico.

Espaço Recicla Plástico

Em mais uma edição da Interplast, a Termotécnica organiza o Espaço Recicla Plástico apresentando como a economia circular acontece na prática com o envolvimento de diversos elos da cadeia do plástico.

O objetivo do Espaço Recicla Plástico é demonstrar como ocorre todo o processo desde a coleta das embalagens e outros tipos de produtos fabricados em plásticos no pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada até a consolidação em novos produtos. O público da Interplast 2024 também receberá informações de conscientização sobre como contribuir fazendo a separação e descarte correto destes materiais.

Fórum de Economia Circular

O Fórum de Economia Circular, reconhecido nacionalmente por sua contribuição para o avanço de práticas sustentáveis, será realizado na quarta-feira, 14, e quinta-feira, 15. O encontro é voltado a profissionais, acadêmicos e líderes de pensamento comprometidos com o futuro sustentável da região Sul e do país.

As temáticas são voltadas ao ciclo de vida do plástico, economia circular, reciclagem, sustentabilidade e ESG, créditos de carbono, entre outros aspectos. A programação completa está disponível na página do Fórum.

RSday

Solidária com as empresas gaúchas atingidas pelas fortes chuvas ocorrida no mês de maio, a organização da Interplast abriu espaço para as empresas gaúchas apresentarem o seu potencial e se conectarem com os demais expositores e visitantes da feira no RSday, dentro da programação do Fórum, promovido pela Revista Plástico Sul em parceria com as entidades gaúchas Simplás, Sinplast-RS e Simplavi, na terça-feira, 13.

Competição inédita na Interplast

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) levará uma novidade à Interplast. Em conjunto com os organizadores da feira e empresas parceiras, a entidade promove o concurso Mestres do CNC e Mestres da Injetora.

A competição segue o modelo WorldSkills Competition, torneio internacional de educação profissional que envolve estudantes de profissões técnicas de todo o planeta. A iniciativa deve reunir trabalhadores da indústria, estudantes de cursos de qualificação, técnicos e superiores, assim como entusiastas e profissionais independentes que desejarem demonstrar suas habilidades na operação de máquinas CNC de fresagem e injetoras de polímeros.

As provas serão realizadas durante os quatro dias da Interplast que será de terça a sexta-feira, na Expoville.

Tours técnicos

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, participa da Interplast deste ano com lançamentos de resinas vindas de materiais reciclados, palestra exclusiva e uma novidade: a realização de tours técnicos guiados por engenheiros de aplicação da companhia.

As visitas acontecem duas vezes ao dia, durante todo o evento, e oferecem conversas sobre processos, inovações, tendências do setor e estratégias que minimizam a geração de resíduos plásticos e promovem a reutilização de materiais. Os tours técnicos levarão os visitantes aos estandes dos parceiros e distribuidores da Braskem para mostrar aplicabilidade das resinas nos produtos.

Interplast 2024

Data: 13 a 16 de agosto de 2024
Horário: 13h às 20h
Local: Expoville
Credenciamento online: interplast.com.br/credenciamento-interplast-feira-do-plastico/

Leia também:
1. Justiça derruba liminar que suspendeu maior concurso da história da educação de SC
2. Cesta básica em Joinville: Procon divulga pesquisa de preço do mês de agosto; veja valores
3. Quatro décadas da capoeira em Joinville: conheça como a história iniciou
4. VÍDEO – Operação localiza desmanches ilegais e prende cinco homens em Joinville
5. “Está intransitável”: deputados pedem construção de contorno viário de Joinville a Porto Belo


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo