Intervenções artísticas iniciam neste mês em Joinville
Série de atividades começa no próximo sábado
Série de atividades começa no próximo sábado
No próximo sábado, 16, às 11h, o artista visual e performer Jean Smekatz iniciará uma série de seis performances no Museu de Arte de Joinville (MAJ). Intitulado “Trabalho de Corpo”, o projeto conta com a curadoria da atriz, dançarina, performer e professora de dança, Marta Soares.
Financiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), essas ações buscam transcender as fronteiras convencionais da arte, abrindo novos horizontes de experiência estética e cultural.
“Derra-mar” será a performance apresentada no Museu de Arte de Joinville e dará início a série de apresentações, que contará ainda com “Rito de Ethos” que será apresentado no Museu Nacional de Imigração e Colonização, no dia 30 de março de 2024, “Território”, a terceira performance, que irá transformar o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville em um palco inusitado.
Como contrapartida social, o projeto vai além do espaço tradicional da arte e será apresentado em escolas municipais de Joinville, em bairros de vulnerabilidade social por meio de ações, como palestras, performances e oficinas práticas conduzidas pelo próprio artista.
Para 2024, além das performances, Jean Smekatz conquistou o apoio do programa de incentivo em artes visuais para sua primeira exposição individual, intitulada “Energia do Gesto”, com curadoria de Katiana Machado. A exposição estará em cartaz na Galeria 33, de 1º de maio a 29 de junho do próximo ano, proporcionando uma oportunidade para o público imergir ainda mais no mundo expressivo do artista.