Há inúmeras formas de se investir no segmento imobiliário. Isso vai desde fazer aplicações em fundos imobiliários até comprar casas em Joinville para revender ou mesmo para construir um imóvel para venda ou locação. As possibilidades são várias e, como todo investimento, possui suas vantagens e seus riscos.
Mas será que investir no segmento imobiliário realmente vale a pena? Os lucros recompensam o alto investimento realizado? Quão frutíferos podem ser os esforços em se apostar nesse nicho do mercado? Entenda no decorrer deste artigo.
Sempre foi seguro comprar de incorporadores de renome e, no cenário atual, deve-se continuar buscando as melhores opções disponíveis para salvaguardar seus investimentos.
Motivos pelos quais investir no mercado imobiliário é uma boa ideia
Aqui estão algumas das razões pelas quais é favorável investir em imóveis residenciais durante esses tempos de pandemia e coronavírus:
· Sensação de segurança
Com as incertezas ao redor, as pessoas buscam uma sensação de segurança. Um relatório recente sugere que 92% dos entrevistados gostariam de ter um ativo físico durante esses períodos.
Embora os ativos físicos possam não gerar retornos imediatos, são menos voláteis durante esses períodos. É um investimento perfeito na conjuntura atual, onde o trabalho a partir de casa ganha destaque e a segurança individual é primordial.
· Desempenho em relação a outros ativos
Durante esses tempos difíceis, quando os cenários são incertos, imóveis residenciais são a opção de investimento mais segura, pois oferece estabilidade máxima. Após a quebra do mercado de ações, as pessoas não querem arriscar seu dinheiro em instrumentos voláteis.
As opções de renda fixa não parecem muito atraentes, mesmo depois de uma enxurrada de cortes nas taxas. Retornos mais altos podem ser esperados assim que a economia começar a se recuperar, o que certamente torna este o momento perfeito para os clientes investirem na casa dos seus sonhos.
· Disponibilidade de ofertas interessantes
Os desenvolvedores também estão oferecendo esquemas interessantes e opções de pagamento relaxadas para tornar mais fácil para os compradores de casas investirem nas casas dos sonhos. Uma combinação de ofertas interessantes e taxas de juros mais baixas tornaria o investimento em propriedades residenciais vantajoso.
· Taxas de Empréstimo para Casa Própria
Os preços dos imóveis residenciais permaneceram estagnados nos últimos 5-6 anos em toda a Índia, tornando-os ao alcance dos clientes. As atuais condições de mercado são favoráveis à compra de uma casa, já que as taxas de juros dos empréstimos imobiliários estão em níveis mínimos históricos.
Uma diminuição nas taxas de juros de empréstimos imobiliários após o COVID se tornou um grande gatilho para os usuários finais comprarem uma casa.
Este é um movimento bem-vindo, pois mais e mais investimentos irão impulsionar o setor e aumentar os fluxos de caixa. A situação atual é aquela em que a rupia indiana está se desvalorizando em relação a outras moedas, tornando as propriedades muito mais atraentes.
· Crescimento no segmento residencial
O setor residencial está pronto para embarcar em uma trajetória de crescimento diferente com a “casa própria” ganhando uma preferência significativa entre a geração do milênio da nova era. A Covid-19 não reduziu a demanda por casas que oferecem boa relação custo-benefício.
Um relatório recente também mostra que a geração do milênio prefere valor em termos de compra de propriedades, com cerca de 75% deles aspirando comprar uma casa nos próximos três anos.
Casas projetadas com eficiência se tornaram populares entre a geração do milênio e casais jovens, pois são um bom primeiro investimento, oferecem sensação de segurança com amenidades aspiracionais.
· Alavancando a tecnologia
O setor imobiliário irá evoluir e se adaptar ao “novo normal” por meio da transformação digital. Muitos desenvolvedores estão experimentando tecnologias mais novas para melhorar a experiência de seus clientes. Eles agora podem experimentar uma jornada intuitiva perfeitamente: do conhecimento à compra no site da empresa, do conforto de suas casas.
Para conveniência do comprador, os desenvolvedores começaram a criar plataformas digitais descomplicadas para comprar uma casa sem a necessidade de visitar o site real. Tudo está acontecendo online, a pesquisa e a descoberta são fáceis, pois os apartamentos podem ser reservados online.
As ferramentas AR / VR de última geração também permitem que os compradores façam um tour virtual pelos aspectos topográficos para tomar decisões informadas.
Esses esforços dos desenvolvedores estabelecem confiança entre eles e seus clientes, o que os motiva e os incentiva a fazer uma compra. Temos uma perspectiva positiva para imóveis residenciais pós-Covid-19, com mais pessoas comprando casas.
No entanto, as pessoas que desejam comprar uma casa devem estar cientes das tendências do setor, como taxas de recompra e regras fiscais, etc. Portanto, se a renda de alguém é segura, deve-se aproveitar a situação e considerar um investimento em propriedade neste momento.
Os contras de se investir no segmento imobiliário
Uma vez que você já tem em mãos os motivos em apostar em um apartamento em Joinville, mostraremos o contraponto disso, ou seja, os motivos para não investir nesse segmento:
· Falta de liquidez
Os investimentos são úteis porque podem ser vendidos prontamente em momentos de necessidade. Considere o caso de ações e títulos. Esses investimentos têm um mercado pronto onde podem ser trocados por dinheiro em questão de minutos. O mesmo acontece com investimentos como ouro e prata.
O mercado imobiliário é provavelmente o único investimento ilíquido mantido por pessoas de classe média em seu portfólio. Vender imóveis é difícil em todos os mercados. Em tempos de paralisação, torna-se ainda mais difícil e os vendedores muitas vezes têm de esperar de seis meses a um ano antes de poderem obter dinheiro em vez de sua propriedade.
Portanto, não é aconselhável que a classe média tenha uma grande parte de sua carteira em uma classe de ativos da qual não possa retirá-la facilmente.
· Opaco
O mercado imobiliário não é apenas ilíquido, mas também opaco. No caso de ações, títulos e outros títulos, os preços listados são exatamente os mesmos que os preços de transação. No entanto, no caso de imóveis, os preços listados são muito diferentes das taxas às quais as transações realmente ocorrem.
É muito difícil para um comprador saber realmente o preço de compra correto. O mercado é famoso por compradores e vendedores serem roubados por intermediários inescrupulosos, se não tomarem cuidado.
· Custos de transação
O mercado imobiliário também tem custos de transação anormalmente altos. Em primeiro lugar, cada vez que ocorre uma venda, o governo deve receber uma grande quantia em dinheiro. Além disso, existem custos como honorários advocatícios, corretagem e custos de avaliação que estão envolvidos em todas as transações imobiliárias.
Portanto, cada vez que uma transação ocorre, cerca de 10% do valor é perdido para os custos da transação. Isso também contribui para o ponto de iliquidez que foi mencionado acima. No entanto, o resultado final é que, como os custos de transação são tão altos, os compradores ficam sem saber o que fazer, mesmo que seja um erro.
Agora você tem em mãos diferentes argumentos que te ajudarão a decidir se deve ou não investir no segmento imobiliário. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!