Ironman Brasil: atleta se prepara em Joinville para maior evento de triatlo da América Latina
Bia Neres estará entre os mais de 1,5 mil atletas que disputarão a classificatória para o mundial
Bia Neres estará entre os mais de 1,5 mil atletas que disputarão a classificatória para o mundial
Joinville terá uma representante no maior evento de triatlo da América Latina, o Ironman Brasil. A moradora de Joinville e atleta profissional Beatriz Neres, conhecida como Bia, está entre os mais de 1,5 mil atletas que disputarão a classificatória para o mundial da competição.
O Ironman Brasil acontece em maio e reúne atletas de 38 países. Serão 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Essa é a primeira vez que Bia participa deste estilo da competição. “É uma prova muito longa, algo que nunca fiz. Vai ser um desafio muito grande”.
Ver essa foto no Instagram
Além dos desafios, Beatriz decidiu competir na prova pois já tem todos os títulos aqui no Brasil. “Eu sou campeã brasileira nas distâncias olímpicas, na sprint e campeã brasileira na longa distância. Eu busco sempre me desafiar”, afirma a atleta. Seu objetivo é chegar ao mundial do Ironman, que é no Havaí, nos Estados Unidos.
Bia Neres mora em Joinville há dois anos. O marido, que também é atleta olímpico, nasceu na cidade. Por conta disso, toda a preparação está acontecendo na cidade, o que tende a favorecer seu físico.
“Eu acredito que o clima aqui é muito duro de treinar e isso é bom para a prova. Por ser muito úmido, a respiração fica ofegante e também é muito quente”, explica. Esses fatores podem favorecer a competição que acontece em Jurerê, em Florianópolos, no dia 29 de maio.
Ver essa foto no Instagram
O cronograma é baseado em cinco horas diárias de treinamento e com treinos de sete horas aos fins de semana. “São treinos bem duros que me levam aos extremos”, conta. A expectativa é terminar bem a prova, apesar dos resultados.
Como é a primeira vez de Beatriz na competição, será o maior teste para entender a distância e como o corpo dela reage. “Não quero me cobrar tanto com o resultado e sim usar isso para conhecer a distância para me preparar e saber o que vou esperar”, completa.
Beatriz é atleta profissional desde 2012. É da equipe da seleção brasileira, participou de campeonatos sul-americanos e é medalhista da Copa do Mundo. A carreira de uma década passou por diversas mudanças, principalmente após engravidar em 2016.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, ela relata o dia a dia como uma mãe e atleta profissional, mostrando que é possível conciliar ambas as coisas. “Minha filha vai fazer seis anos, mas continuo no profissional. A minha cabeça está sempre muito focada, muito determinada”, completa Bia.
Para ela, essas são as palavras: foco e persistência. “Eu acredito que as primeiras colocações são resultados de muito trabalho e consequência dele”.
Beatriz tem bons planos para o futuro e o principal deles é participar de mais mundiais de longa distância. “Quero participar do Ironman Brasil 70.3 para ficar ainda melhor nessa distância. Com outro treinamento e foco”, conta.
Ver essa foto no Instagram
Para quem está começando, o melhor conselho da atleta olímpica é se organizar. O triatlo é um esporte que, segundo Beatriz, envolve três modalidades difíceis e que precisam de preparação.
“Se organize e tenha consistência nos treinos. E paciência. O resultado no esporte não vem do dia para a noite”, conta. Para ela, é necessária muita dedicação e pensar na satisfação de cruzar a linha de chegada nas provas.
Ver essa foto no Instagram
Pensar na evolução e na vida saudável que te espera é algo que pode ser sua motivação. “A minha dica é essa. Consistência, paciência e foco na evolução que você terá no esporte e na vida”, completa.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: