+
Israel Antunes

Israel Antunes, cronista esportivo, traz a visão crítica a partir do que acontece nos campos, quadras, piscinas e onde mais tiver suor joinvilense atrás de conquistas.

No dia do orgulho LGBTQIA+, JEC faz posicionamento necessário nas redes sociais

Israel Antunes

Israel Antunes, cronista esportivo, traz a visão crítica a partir do que acontece nos campos, quadras, piscinas e onde mais tiver suor joinvilense atrás de conquistas.

No dia do orgulho LGBTQIA+, JEC faz posicionamento necessário nas redes sociais

Israel Antunes

No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma causa que busca o respeito e a inclusão de pessoas com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Um dia marcado por diversas formas de homenagens e posicionamentos, de pessoas, grupos e instituições.

No futebol ainda temos um caminho longo a ser percorrido, pois o preconceito ainda existe e não podemos negar que o ambiente da modalidade é machista e preconceituoso. Nos acostumamos a não ver profissionais que atuam nesse mercado se posicionando e assumindo publicamente sua orientação sexual, uma vez que a possibilidade de sofrer preconceito e ter sua qualidade profissional questionada existe, apenas por não ser de um padrão que, infelizmente, o futebol impõe.

Por isso, nesse momento, é importante que cada clube, por meio das suas redes sociais, se posicione a favor da causa LGBTQIA+. Pois com certeza, na sua torcida existem pessoas que amam o clube, que torcem pelo time e que se sentiram representados pelo fato da equipe se colocar a favor da comunidade.

O Joinville fez sua parte e foi uma postagem importante, que ilustra da melhor forma a necessidade desse movimento.

A postagem mostra o comentário de um torcedor que frequenta o estádio, que já foi da torcida organizada e se sentiu representado pela publicação e apoio do clube, já que muitos torcedores sentem-se inseguros de se assumirem como pessoa LGBTQIA+. Se temos um exemplo desse, já valeu a pena o posicionamento do clube.

No entanto, se abrirmos o leque e fazermos um filtro dos clubes que disputaram a primeira divisão do Campeonato Catarinense em 2021, das 12 agremiações, quatro delas não fizeram nenhum post ou menção ao dia. Concórdia, Criciúma, Juventus e Metropolitano preferiram se calar ao apoiar a causa e com certeza, representar uma parcela de sua torcida.

Uma pena, pois torcedores LGBTQIA+ desses clubes não se sentiram parte integrante da torcida e por certo, ficaram decepcionados e frustrados que em 2021, um clube de futebol, com milhares de torcedores, não se coloque frente às opressões e pautas urgentes da sociedade. Não se posicionar já é um posicionamento. Que bom que o Joinville fez sua parte. Essa causa é de todas as pessoas, pois pessoas LGBTQIA+ existem e sua torcida está orgulhosa.

Confira a postagem

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo