JEC busca empate com Figueirense e interrompe série de derrotas no Catarinense

Tricolor pressionou muito no primeiro tempo e saiu com um ponto do Orlando Scarpelli

JEC busca empate com Figueirense e interrompe série de derrotas no Catarinense

Tricolor pressionou muito no primeiro tempo e saiu com um ponto do Orlando Scarpelli

Bruno da Silva

Após três derrotas consecutivas, o Joinville buscou empate com o Figueirense no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, na nona rodada do Campeonato Catarinense 2021. Marllon, de pênalti, abriu o placar para o Furacão, mas Thiago Santos definiu o 1 a 1 neste domingo, 11. O jogo marcou a reestreia do volante Naldo e o retorno de Vinícius Eutrópio à beira do gramado pelo JEC.

O empate mantém o JEC na sexta colocação, com 12 pontos, dois a mais que o Figueirense, que está em oitavo. Faltam apenas duas partidas para o fim da fase classificatória do estadual.

JEC sai atrás, mas pressiona e busca empate

O Figueirense começou melhor a partida, principalmente explorando o lado direito, com muitas conexões vindas do zagueiro Paulo Ricardo. O Furacão aproveitou a improvisação do zagueiro Helerson no lado esquerdo do JEC, que não pode contar com os laterais Renan Castro e Vinícius Freitas, contundidos.

Na partida de retorno de Vinícius Eutrópio à beira do gramado, o JEC saiu atrás. Em um desses lançamentos de Paulo Ricardo, Fabrício chegou até a linha de fundo e cruzou para Lincon, que foi empurrado por Diogo Santos dentro da área. O juiz marcou pênalti, e Marllon converteu: 1 a 0.

Depois disso, porém, o JEC adotou outra postura. O Tricolor passou a ter mais a posse de bola e, com Thiago Santos, Ratinho e Yann Rolim muito participativos, criou várias chances em sequência. A pontaria não esteve das melhores, com a maioria dos chutes passando perto, mas indo para fora.

Thiago Santos, que ganhou a vaga de Alison Mira entre os titulares, conseguiu acertar o gol após ótima jogada individual dentro da área aos 29. Ele deixou Paulo Ricardo no chão e chutou no canto, porém parou em Emerson Júnior. O time teve repertório, criando boas chances pelos dois lados e também na bola parada, e, após várias chances perdidas, foi recompensado.

Aos 40, Edson Ratinho fez lançamento da defesa, Thiago Santos ganhou da defesa na velocidade e tocou na saída de Emerson Júnior para empatar a partida em Floripa: 1 a 1. O atacante teve ainda mais uma chance para virar o jogo aos 46, após cruzamento de Alex Nagib, mas cabeceou por cima.

Figueirense e Joinville se enfrentaram pela nona rodada do Catarinense 2021
Thiago Santos fez o gol do JEC e foi o grande destaque do jogo em Floripa | Foto: Vítor Forcellini/JEC

Intensidade cai e igualdade prevalece

Para a segunda etapa, os dois técnicos fizeram alterações, e Vinícius Eutrópio promoveu a reestreia de Naldo. O JEC continuou sendo o melhor time da partida, tomando mais a iniciativa, mas as chances não foram em mesmo volume e qualidade.

As mudanças realizadas por Jorginho no ataque do Figueira ao longo do jogo causaram um pouco mais de problemas para o JEC, que passou a diminuir o ímpeto para se resguardar dos contra-ataques. Em resposta, Eutrópio também alterou suas opções ofensivas de lado, mas o impacto não foi tão grande.

A melhor chance do JEC no segundo tempo foi aos 31. Thiago Santos encontrou ótimo passe para Yann Rolim, que apareceu livre dentro da área e não pegou em cheio, mas parou em ótima defesa de Emerson Júnior. A reta final do jogo foi menos movimentada, e o empate prevaleceu no Scarpelli.

Próximos compromissos

O JEC volta a campo na quinta-feira, 15, em confronto diante do Atlético-GO pela Copa do Brasil, em casa, às 21h30. Pelo Catarinense, o Tricolor recebe o Brusque no próximo domingo, 18, às 16h. No mesmo dia e horário, o Figueirense joga em Criciúma diante do Próspera.

Figueirense 1×1 Joinville

Figueirense: Emerson Junior; Everton Santos, Felipe Gregório, Paulo Ricardo, Renan Luís; Khevin, Fabricio, Marllon; Carlinhos (Wellisol, intervalo), Lincon (Pedro Maranhão, min. 11/2ºt), Gabriel (Breno, min. 11/2ºt). Técnico: Jorginho

Joinville: Fabian Volpi; Edson Ratinho, Jaques, Fernando, Helerson; Diogo Santos (Naldo, intervalo), Alex Nagib (Banguelê, min. 28/2º); Luquinhas (Caio Monteiro, min. 21/2ºt), Yann Rolim (Diego, min. 36/2ºt), Yaya Banhoro (Gustavo Ermel, min. 21/2ºt); Thiago Santos. Técnico: Vinícius Eutrópio

Gols: 1-0, min. 16/1ºt, Marllon. 1-1, min. 41/1ºt, Thiago Santos

Amarelos: Paulo Ricardo, Marllon, Pedro Maranhão, Breno, Khevin (FIG); Diogo Santos, Thiago Santos (JEC)


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo