JEC cede empate para Hercílio Luz e perde chance de assumir a ponta da Copa Santa Catarina
Leão do Sul ainda perdeu um pênalti no primeiro tempo e teve chances de virar na etapa final
O Joinville entrou em campo de olho na liderança da Copa Santa Catarina 2022, mas ficou no empate em 1 a 1 contra o Hercílio Luz neste sábado, 1º, no estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão. Nelsinho abriu o placar para o JEC, mas Cleiton decretou o placar final em jogo válido pela sétima rodada da competição. No primeiro tempo, o Leão do Sul ainda desperdiço um pênalti.
Com o empate, o JEC sobe aos 12 pontos, mesma pontuação do líder Marcílio Dias, que tem saldo de gols melhor (+9 contra +5). O Hercílio Luz fecha a zona de classificação, com oito pontos, em quarto lugar.
Leão perde pênalti, e JEC sai na frente
A primeira etapa foi de poucas emoções e muitas paralisações no Sul do estado. No total, o árbitro Gustavo Ervino Bauermann aplicou cinco amarelos, três para jogadores do JEC. O Tricolor, que entrou em campo com três volantes, cedeu poucas chances ao Hercílio Luz, que apostou principalmente em jogadas de velocidade de Thiago Juan e Luan, mas pouco criou.
Mesmo sem criar muito, os mandantes tiveram uma chance de ouro aos 14. Após cobrança de escanteio na área, Willian Rocha cabeceou e a bola bateu no braço de Lorran: pênalti para o Hercílio Luz. Thiago Juan, ex-JEC, foi para a bola e acabou carimbando o travessão.
Nove minutos depois, aproveitando falha de Patrick na saída de bola, Nelsinho roubou e saiu livre dentro da área. Ele tirou do goleiro e fez 1 a 0 para o Joinville. Com a vantagem no placar, o JEC teve paciência para trocar passes e, por pouco, ainda não ampliou. Aos 39, Rodriguinho escapou livre pela esquerda, invadiu a área, mas se posicionou mal e chutou para fora de pé esquerdo, na última chance clara da etapa inicial.
Leão pressiona, mas JEC segura empate
Para o segundo tempo, Raul Cabral fez três alterações, e não demorou muito para elas fazerem efeito. Aos 3, Da Silva, que veio do banco, cobrou escanteio na área e Cleiton subiu muito alto para empatar o jogo em Tubarão. Empolgado após o gol, o Hercílio Luz foi para cima e esteve perto da virada, enquanto o JEC demorou para reagir.
O Hercílio Luz teve chance clara em chute de Gustavo Brinquedo após saída errada do JEC, mas a defesa tricolor conseguiu bloquear. Depois desse lance, o Leão do Sul teve uma sequência de escanteios e, no último deles, Da Silva cobrou, Gabriel dominou e finalizou forte, mas errou o alvo aos 19.
Depois disso, os dois técnicos começaram a fazer alterações, o que diminuiu o ímpeto do Hercílio Luz. Jerson Testoni tentou colocar um pouco mais de criatividade no segundo tempo, e o Tricolor acabou ficando mais com a posse na tentativa de controlar a partida.
Aos 35, o Hercílio Luz quase virou em uma blitz. Primeiro, após cobrança de escanteio de Da Silva, Gabriel desviou e André Luiz salvou. Na sequência, após bate-rebate, Giovani finalizou livre dentro da área, mas acabou acertando a defesa. Depois disso, uma confusão generalizada aconteceu, porque o zagueiro Gabriel Marques, do JEC, ficou caído por mais de um minuto na área sem que os mandantes parassem o jogo.
Apesar da superioridade do Hercílio Luz, o JEC resistiu na reta final, conseguiu evitar uma pressão e segurou o 1 a 1.
Próximos jogos
O JEC volta a campo na próxima sexta-feira, 7, para enfrentar o Nação, em Ibirama, às 15h. Já o Hercílio Luz joga na quinta-feira, 6, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, às 15h, em partida atrasada da sexta rodada da Copa Santa Catarina.
Hercílio Luz 1×1 Joinville
Hercílio Luz: Matheus Aurélio, Cleiton, Willian Rocha, Suéliton (Gabriel, intervalo), Oliveira; Luiz Otávio, Patrick (Jonathan Cabeça, min. 21/2ºt), Wellington (Gustavo Brinquedo, intervalo); Luan (Garraty, min. 31/2ºt), Giovani, Thiago Juan (Da Silva, intervalo). Técnico: Raul Cabral
JEC: André Luiz; Genilson, Gabriel Marques (Gabriel Ferreira, min. 38/2ºt), André Baumer, Jerfferson Recife; Elionay (Lailson, min. 21/2ºt), Nelsinho (Rullian, min. 26/2ºt), Lorran; Mauri (Mirandinha, min. 21/2ºt), Ronan, Rodriguinho (Bruno Rocha, min. 26/2ºt). Técnico: Jerson Testoni
Gols: 0x1, min. 23/1ºt, Nelsinho. 1×1, min. 4/2ºt, Cleiton
Arbitragem: Gustavo Ervino Bauermann, auxiliado por Alex dos Santos e Valdoir Caldatto
Amarelos: Wellington, Luan, Oliveira, Raul Cabral, Cleiton (HER); Ronan, Lorran, André Baumer, Genilson, Jerson Testoni (JEC)
Público: 673 torcedores | Renda: R$ 10.475,00
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização