Luiz Vieira/JEC
JEC duela com Guarany de Bagé para “fugir” de melhor time da Série D no mata-mata
Mesmo classificado, tricolor está sob pressão dentro da competição nacional
Já classificado para o mata-mata, o JEC encerra a primeira fase da Série D neste domingo, 27, diante do Guarany de Bagé (RS). O duelo, válido pela 14ª rodada, está marcado para começar às 16h no estádio Estrela D’Alva, em Bagé. No jogo de estreia, o Joinville venceu por 1 a 0.
A partida é de extrema importância para o tricolor, que está na terceira colocação do grupo A8 com 21 pontos. Logo atrás está o Marcílio Dias com 20.
Segundo o regulamento, na fase de 16 equipes, as equipes do grupo A8 enfrentam os times do grupo A7, que terminou a última rodada com a Inter de Limeira (SP) como líder com 30 pontos – segunda melhor campanha entre os 64 clubes que disputam a competição nacional.
A vitória é fundamental para que o JEC mantenha o terceiro lugar para ter duelo do primeiro mata-mata contra o Cianorte (PR), que se classificou na segunda posição do grupo A7 com 22 pontos.
JEC em queda
Com apenas cinco pontos conquistados em 18 possíveis, o JEC está em queda no returno da Série D. A classificação se deve ao ótimo primeiro turno, quando fez 16 pontos e terminou como líder isolado. Porém, a equipe se tornou previsível e sem variação tática. Com isso, a partir da oitava rodada, o desempenho da equipe só tem caído.
Nos últimos seis jogos, foram três derrotas, dois empates e apenas uma vitória. A crise ficou evidente na última rodada, quando perdeu para o São José (RS) dentro da Arena Joinville sob vaias, gritos de “time sem vergonha” e xingamentos da torcida direcionados a Hemerson Maria — logo no dia em que ele se tornou o técnico com mais jogos na história do clube.
Nos últimos dias, a equipe anunciou duas contratações para a reta final do Brasileirão. O lateral-direito Lucas Lopes, que já está regularizado e disponível para estrear, e o atacante Da Silva, que por conta de ter jogado a primeira fase pelo São Luiz (RS) só poderá jogar pelo tricolor a partir do mata-mata.
Para o duelo deste domingo, Hemerson Maria não poderá contar com quatro desfalques, todos no setor de ataque. Keké se recupera de cirurgia após lesão no tendão de Aquiles e Douglas segue fora por lesão muscular na coxa. Já Marcos Brazion e Juliano estão suspensos.
Por outro lado, o goleiro Bruno Pianissolla e o zagueiro/lateral Léo Rigo voltam de suspensão. As principais dúvidas estão em se haverá mudanças na defesa e no meio-campo, onde o técnico tricolor pode poupar jogadores que estão pendurados.
Uma provável escalação tem: Bruno Pianissolla; Danilo Belão, Carlos Alexandre (Léo Rigo), Guti e Ernandes (Léo Rigo); Breno Santos (Yalle), Guilherme Escuro (Gabriel Chagas) e Alisson Taddei; Kennedy, Júlio César e Yuri Mamute.
Os pendurados com dois cartões amarelos são Ryan, João Mafra e Breno Santos.
Guarany cumpre tabela
Mesmo eliminado, o Guarany de Bagé termina a primeira participação na Série D com certo otimismo para a próxima temporada. Isto porque teve uma crescente no segundo turno e brigou até a penúltima rodada para entrar no G-4.
O clube gaúcho é o quinto colocado com 16 pontos. Destes, dez pontos foram conquistados nos últimos quatro jogos – três vitórias e um empate.
O técnico da equipe é Willian Campos, de 37 anos, que assumiu no lugar de Marcio Nunes, demitido ao longo da competição. Nesta semana, o treinador teve três baixas no elenco.
Goleiro titular, Jhonatan foi emprestado ao América (RN) para o mata-mata da Série D. O volante Wilson Júnior, um dos principais atletas do elenco, também deixou a equipe para jogar no Inter de Santa Maria (RS), que disputa a segunda divisão estadual.
Já o atacante Emerson, de 23 anos, está se transferindo justamente para o JEC para jogar a fase final da competição. O atleta sequer foi relacionado para o duelo deste domingo e será anunciado pelo tricolor nos próximos dias.
Arbitragem
Árbitro: Victor Lucas Pereira Silva (GO)
Assistente 1: Tiago Gomes da Silva (GO)
Assistente 2: André Luiz Severo (GO)
Quarto árbitro: Erico Andrade de Carvalho (RS)
Tempo real
O jornal O Município Joinville realiza a cobertura em tempo real da partida entre JEC e Guarany de Bagé em omunicipiojoinville.com. O pré-jogo começa às 15h30.
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: