JEC é derrotado pelo Carlos Renaux e perde invencibilidade na Copa Santa Catarina
Gol contra decidiu a partida válida pela quinta rodada
No primeiro confronto entre Carlos Renaux e Joinville em 38 anos, melhor para o Vovô, que venceu por 1 a 0 neste domingo, 18, pela quinta rodada da Copa Santa Catarina 2022. Nelsinho, contra, fez o gol decisivo da partida no Augusto Bauer, em Brusque. Esta foi a primeira derrota do JEC na competição.
O JEC mantém a liderança da classificação, com oito pontos, mas agora com a mesma pontuação do Carlos Renaux. O Joinville, porém, leva a vantagem no saldo de gols (+3 contra +2).
Renaux larga na frente
A partida começou bastante truncada em Brusque. O Carlos Renaux, posicionado com três zagueiros, se defendeu bem, enquanto o JEC, apesar de ter mais posse de bola, não tinha tanto volume. As primeiras chances foram em bolas paradas. Aos 6, Mauri cobrou falta direto para o gol e exigiu boa defesa de Douglas. Nove minutos depois, Jeremias tentou gol olímpico, mas o goleiro tricolor foi bem e salvou.
Com Ronan mais envolvido no jogo, o JEC passou a ser mais criativo e, por pouco, não saiu na frente aos 24. O camisa 10 serviu Rodriguinho, que saiu dentro da área e parou em defesa de Douglas. Dez minutos depois, em sua primeira participação após entrar na vaga de Vinícius Balotelli, contundido, Bruno Rocha levantou na cabeça de Rodriguinho, que mandou à esquerda do gol.
Logo na sequência, porém, foi o Carlos Renaux quem marcou. Fio arrancou desde o campo de defesa, deixou marcadores para trás e saiu na cara do goleiro. Na hora da finalização, ele adiantou um pouco e acabou finalizando em cima de André Luiz. No rebote, porém, a bola bateu em Nelsinho e foi para o fundo das redes, decidindo o resultado no primeiro tempo.
Placar mantido
O Carlos Renaux voltou melhor para a etapa final. Logo aos 2, Mauri teve uma boa chance para o JEC, após aparecer nas costas da defesa e finalizar por cima, mas, depois disso, o Vovô administrou bem até a metade do segundo tempo.
Com tranquilidade, o Renaux tinha mais a posse de bola e ainda chegava com perigo em alguns momentos. Aos 18, Fio recebeu ótimo passe de Jeremias e saiu na cara do gol, mas André Luiz saiu bem e salvou o JEC.
O panorama mudou um pouco a partir dos 20, quando o JEC fez duas mudanças, com as entradas de Gabriel Marques e Lailson nas vagas de Hiago e Jerfferson Recife, enquanto o Carlos Renaux mudou três de uma vez só. Com essas alterações, o Coelho passou a ter mais força pela esquerda e conseguiu mais volume por um período.
Aos 23, Lailson escapou pela esquerda e cruzou rasteiro, mas a bola passou por todo mundo na pequena área. O JEC teve um curto período de boa presença no ataque, mas, aos poucos, o Carlos Renaux se adaptou e passou a encaixar algumas jogadas de contra-ataque.
Na bola parada, por pouco o Renaux não ampliou aos 31. Jeremias cobrou falta na área e Alex Bruno, desviou de cabeça e mandou muito perto da trave. O JEC voltou assustar aos 37, quando Ronan fez bela jogada e encontrou Pedoca na área, mas o atacante emprestado pelo Brusque parou em bela defesa de Douglas, que foi importante no jogo e também fez muita cera no segundo tempo, inclusive após esse lance.
Aos 41, Douglas apareceu outra vez, para evitar gol olímpico de Ronan. O JEC tentou exercer uma pressão no fim, mas sem sucesso. No final, uma confusão generalizada acabou com duas expulsões, de Neguete e Gabriel Marques, um de cada time. O resultado, porém, não foi alterado: o Carlos Renaux segurou a vantagem e igualou a pontuação dos líderes da competição.
Reencontro na próxima semana
Na abertura do segundo turno da Copa Santa Catarina, JEC e Carlos Renaux voltam a se enfrentar, desta vez na Arena Joinville. A partida acontece no próximo sábado, 24, às 18h.
Carlos Renaux 1×0 Joinville
Carlos Renaux: Douglas; Luan Carlos, Neguete, Ítalo Melo (Cleyton, min. 39/2ºt); Danilo (Arouca, min. 20/2ºt), Diogo, Milton, Morassi (Italo, min. 20/2ºt); Fio (Uelber, min. 20/2ºt), Jeremias (Reinaldo, min. 39/2ºt), Alex Bruno. Técnico: Paulo Massaro
Joinville: André Luiz; Gustavo Henrique (Pedoca, min. 10/2ºt), Hiago (Gabriel Marques, min. 20/2ºt), André Baumer, Jerfferson Recife (Lailson, min. 20/2ºt); Lorran, Nelsinho, Mauri; João Vitor, Rodriguinho, Vinícius Balotelli (Bruno Rocha, min. 35/1ºt). Técnico: Jerson Testoni
Gols: 1×0, min. 36/1ºt, Nelsinho (contra)
Arbitragem: Luiz Augusto Silveira Tisne, auxiliado por Alexandre de Medeiros Lodetti e Alexandre Bittencourt
Amarelos: Douglas, Milton (CAR); Mauri (JEC)
Vermelhos: Neguete (CAR); Gabriel Marques (JEC)
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização