JEC é dominado pelo Blumenau e perde na estreia da Copa Santa Catarina

BEC dominou a partida do começo ao fim

JEC é dominado pelo Blumenau e perde na estreia da Copa Santa Catarina

BEC dominou a partida do começo ao fim

Marlos Glatz

O Joinville Esporte Clube (JEC) estreou com derrota para o Blumenau Esporte Clube (BEC) por 2 a 0, no estádio do Sesi. Os gols foram marcados por Wellisson e Luketa.

As duas equipes não se enfrentavam há sete anos, desde a Copa SC de 2018, quando houve um empate e uma vitória do JEC. Com o resultado, o BEC quebrou um tabu de 28 anos sem vencer o Joinville. A última vitória do Tricolor blumenauense havia sido em 1997, por 1 a 0, no Campeonato Catarinense.
O time de Blumenau começou a partida em ritmo forte e abriu o placar logo no início com Wellisson. O segundo gol saiu na metade da etapa final, após uma falha do zagueiro Guti, do Joinville.

Gol relâmpago

Logo aos dois minutos, o BEC abriu o placar. Antes mesmo da jogada do gol, João Vitor avançou pela direita e tocou para o meio da área. Wellisson tentou finalizar, mas foi bloqueado e pediu toque de mão e pênalti, porém nada foi marcado. Na sequência, a zaga recuperou a bola, que chegou em JV, na esquerda. Ele cruzou rasteiro para o centroavante Wellisson marcar o primeiro gol do Blumenau na Copa SC.

Aos nove minutos, veio a primeira finalização do JEC. Breno Santos arriscou de longa distância, mas a bola saiu longe do gol.

Contra-ataque para no travessão

Durante o restante do primeiro tempo, o Joinville manteve mais a posse de bola, trocando passes entre os zagueiros em busca de espaços na defesa do BEC, mas sem êxito. Já o Tricolor blumenauense tentava explorar os contra-ataques para surpreender a defesa adversária.

Aos 24 minutos, após boa troca de passes pelo lado esquerdo, o Blumenau quebrou as linhas do JEC. Diego Jardel lançou rasteiro para o outro lado da área, onde estava Vinicius Jaú. Ele dominou, cortou para a esquerda e chutou alto. A bola carimbou o travessão.

O BEC seguiu melhor no ataque até o fim da primeira etapa. Aos 32 minutos, Diego Jardel cobrou escanteio, a defesa do JEC afastou parcialmente e a bola sobrou nos pés de Jaú, na marca do pênalti. Ele finalizou forte no meio do gol, mas Bruno Pianissolla defendeu.

Aos 42 minutos, Diego Jardel sofreu falta muito próxima da meia-lua. Vinicius Jaú cobrou com perigo, mas a bola desviou e foi para escanteio. Após a cobrança, Josué pegou de primeira, mas mandou por cima do gol.

A melhor chance do JEC aconteceu pouco antes do fim do primeiro tempo, aos 44 minutos. Perto da bandeira de escanteio, Lucas Lopes cruzou na cabeça de Brazion. Gledson já estava batido no lance, mas a bola passou tirando tinta da trave esquerda.

Segunda etapa

O segundo tempo começou em ritmo intenso, mas sem grandes chances para as duas equipes. O primeiro lance realmente perigoso aconteceu apenas aos 19 minutos. Diego Jardel fez um belo lançamento para Luketa, pela esquerda da grande área, que finalizou de três dedos para boa defesa de Bruno Pianissola.

Um lance inusitado ocorreu aos 25 minutos. Kennedy sentiu uma lesão muscular e deu lugar a Porto. Porém, o atacante tentou entrar em campo sem a autorização da arbitragem e acabou recebendo cartão amarelo antes mesmo de pisar nas quatro linhas.

Lambança do JEC e mais um gol do Blumenau

O Blumenau ampliou a vantagem aos 28 minutos. Antes da meia-lua, Diego Jardel deu uma cavadinha para Wellisson, mas o zagueiro Guti tentou afastar e acabou trombando com o próprio goleiro. A bola sobrou para Luketa, que cabeceou fraco e, na sequência, empurrou para dentro do gol: 2 a 0 para o BEC.

Aos 39, Paul Henry avançou pela direita até invadir a área e chutou rasteiro colocado. A bola carimbou a trave e voltou para o meio da área, mas ninguém conseguiu aproveitar o rebote.

Luketa ainda teve chance de marcar mais um já no fim da partida. João Vitor avançou pela direita e cruzou para o meio da área. O atacante finalizou mal com a perna direita e mandou para fora, à esquerda do gol.

A próxima partida do JEC será na Arena Joinville contra o Nação, no próximo domingo, 14, às 15h.

Blumenau x Joinville

Copa Santa Catarina
1ª rodada
Domingo, 7 de setembro de 2025
Estádio do Sesi, Blumenau

Escalações

Blumenau: Gledson; João Vitor e JV; Marcão e Júnior Sergipano, Emanuel, Gustavo Oliveira (Jorge Vinicius) e Diego Jardel (Ronaldy); Wellisson (Caio Mota), Josué (Luketa) e Vinicius Jaú (Paul Henry).
Treinador: Carlos Correa

Joinville: Bruno Pianissolla; Lucas Lopes e Matielo (Mário Henrique); Alyson, Guti e Zé Vitor; Breno Santos (Yalle) e Juliano (Chagas); Kennedy (Porto), Brazion (Yuri) e Da Silva.
Treinador: Leandro Sena

Gols: Wellisson e Luketa (Blumenau).

Cartões amarelos: Kennedy, Guti, Porto, Lucas Lopes e Zé Vitor (Joinville); Marcão e Gustavo Oliveira (Blumenau).

Trio de arbitragem: Igor da Silva Albuquerque, auxiliado por Eder Alexandre e Gianlucca Perrone de Vasconcellos.
Quarto árbitro: Maurício Miranda da Rosai.

Borderô: 1.089 torcedores | R$ 22,3 mil

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo