JEC eSports: saiba como funciona time de jogos virtuais em Joinville

Presidente do JEC eSports CS:GO, Rafael Jensen trabalha na estruturação do projeto

JEC eSports: saiba como funciona time de jogos virtuais em Joinville

Presidente do JEC eSports CS:GO, Rafael Jensen trabalha na estruturação do projeto

Thiago Facchini

O Joinville Esporte Clube (JEC) vai além do campo de futebol. O clube leva o nome e o escudo também do time de Counter-Strike: Global Offensive, entrando na área dos eSports, modalidade de jogos virtuais que vem ganhando fama nos últimos anos. O JEC eSports, que inclui também os jogos PES e Fifa, já existe desde 2015 e quer aproximar o público dos games ao clube.

Sobre o CS:GO, especificamente, o projeto passou por mudanças nos últimos anos. O presidente do time, Rafael Jensen, assumiu este ano e busca apoio para dar andamento ao projeto. Ele comenta que uma das propostas é unir a nova geração ligada à tecnologia para que se interesse também pelo time de futebol.

Apesar de o projeto carregar nome e escudo do Joinville, ele não é 100% do clube. Rafael explica que a iniciativa caminha de forma independente na busca por apoio, formação do time, implementação de ideias e participação de competições.

“Um dos objetivos é a aproximação com a comunidade. Criamos um grupo no WhatsApp para o pessoal mais jovem que joga ter acesso a nós. Criamos também um Discord (programa de conversa), que foi liberado para que eles tenham acesso ao jogo”, afirma.

Estruturação e apoio

Rafael comenta que, após assumir o cargo de presidente, o projeto começou a ser estruturado e afirma que está com pensamento a longo prazo para captação de patrocinadores e expansão do JEC eSports CS:GO. Atualmente, o time conta com apoio de duas empresas, a Poder Soluções e Marketing e Negócios, que presta serviço na parte de marketing, e a Beta Acrílicos, que ajuda financeiramente.

O time de CS:GO já participou de algumas competições. Entretanto, o foco inicial não é em resultados ou ter uma equipe competitiva, é justamente a estruturação do projeto. Atualmente, seis pessoas fazem parte do time de CS:GO do Joinville.

Entre as iniciativas a longo prazo, Rafael afirma que o objetivo é realizar transmissão de jogos por meio da plataforma Twitch, serviço de streaming de vídeo, além de divulgação de vídeos no YouTube e um podcast.

O time de CS:GO quer realizar também um evento com os times de futebol e futsal do JEC para divulgar o clube ao público mais jovem interessado nos games e não no futebol. Depois, realizar uma “peneira” para captação de novos players.

“Esse projeto é para trazer as crianças que não vão ao estádio e para que criem vínculos com o JEC, para que o nome do JEC não morra e não se perca. Seria muito legal um filho chegar em casa e falar: ‘pai, eu estou acompanhando o JEC no futebol’ ou ‘eu estou acompanhando o JEC no CS:GO'”, diz.

A equipe atual é formada pelos players Rafael, o KØЯUJΑ (nickname); Thiago, o BLK; Thiago, o T-A-D; Aleks, o R!P; e Bruno, o Fenick.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo