JEC firma contrato de antecipação de recebíveis com empresa interessada na SAF do clube
Acordo foi confirmado pelo presidente do clube, Darthanhan de Oliveira
Acordo foi confirmado pelo presidente do clube, Darthanhan de Oliveira
O Joinville Esporte Clube (JEC) realizou um contrato de antecipação de recebíveis com a Sportheca, empresa interessada na aquisição da SAF do clube. A operação permite ao JEC receber valores de vendas futuras antecipadamente.
A informação foi confirmada pelo presidente do tricolor, Darthanhan de Oliveira, à rádio CBN Joinville nesta segunda-feira, 7. Porém, os valores não foram divulgados.
O jornal O Município Joinville buscou os detalhes da operação com o presidente do Conselho deliberativo do JEC, Alexandre Poleza.
Ele informou que a operação de antecipação de recebíveis realizada pela diretoria executiva é uma prática comum, já adotada em outras gestões — inclusive na atual — com objetivo de cobrir déficits de caixa momentâneos.
“Trata-se de um instrumento de gestão legítimo, que não requer aprovação do Conselho Deliberativo, conforme previsto no estatuto do clube. Este exige autorização apenas para operações de mútuo com dirigentes ou associados”, explica.
Leia também: EXCLUSIVO – Saiba qual empresa está interessada na SAF do JEC
Poleza destaca que no caso específico que envolve um potencial investidor da SAF, é importante lembrar que, ainda no final do ano passado, o Conselho Deliberativo aprovou, em reunião, a autorização para que a diretoria buscasse captação de até R$ 5 milhões junto a investidores, com a possibilidade de garantir futuras ações da SAF.
“Contudo, como a SAF ainda não está formalmente constituída, juridicamente não é possível utilizar ações como garantia neste momento. Por essa razão, optou-se por estruturar a entrada dos recursos via antecipação de recebíveis, de forma transparente e dentro da legalidade”, reitera.
Além disso, frisa que caso o investidor avance e venha a se tornar acionista da futura SAF, os valores antecipados poderão ser considerados como aportes de capital. Caso contrário, ele seguirá com o direito de receber as receitas relacionadas à antecipação.
“Importante destacar que o Conselho Fiscal do clube segue acompanhando mensalmente as contas da gestão, e qualquer cláusula que represente prejuízo ou abuso contra os interesses do clube será devidamente apontada durante o processo de análise e aprovação das contas”, finaliza.
Na última semana, o conselho deliberativo do JEC aprovou mudanças no estatuto do clube para que a SAF fosse implementada no clube. A confirmação das alterações precisa passar por aprovação da assembleia-geral de sócios. Não há data para isto ocorrer.
Além disso, os conselheiros identificaram como a proposta da Sportheca a mais adequada para liderar uma nova fase do JEC.
A comissão da SAF atualizou o Conselho Deliberativo sobre a proposta e aguardará uma nova data para que o tema seja deliberado internamente. Porém, os detalhes não foram repassados e uma reunião com os representantes da empresa deve ser marcada.
Leia também:
1. VÍDEO – Dupla suspeita de furtar carro em Barra Velha é presa após perseguição em Joinville
2. Obra pode deixar três bairros de Joinville sem água nesta terça-feira
3. Polícia identifica mulher suspeita de jogar cachorra de ponte em Joinville
4. A poucos dias da estreia do JEC, CBF anuncia adiamento do início da Série D 2025
5. FAB inicia investigação sobre pouso forçado de avião na BR-101, em Garuva
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: