JEC Futsal se pronuncia sobre denúncia de racismo em jogo contra o São Francisco

Torcedor do tricolor teria sido racista com um atleta do time adversário

JEC Futsal se pronuncia sobre denúncia de racismo em jogo contra o São Francisco

Torcedor do tricolor teria sido racista com um atleta do time adversário

Brenda Pereira

Na noite deste sábado, 8, o JEC Futsal se posicionou sobre uma denúncia de racismo no último jogo contra o São Francisco pelo Catarinense Série Ouro, que terminou empatado na última quinta-feira, 6, em Joinville. Um torcedor do tricolor teria sido racista com o atleta Flávio Simões, do time adversário

Conforme a nota do JEC Futsal, a equipe de seguranças identificou o suspeito e tomou as medidas cabíveis para que o atleta pudesse registrar o boletim de ocorrência. O clube afirma que também registrou a ocorrência e aguarda os trâmites legais.

Continua após o anúncio

O que diz o São Francisco

O São Francisco Futsal se manifestou sobre o caso nas redes sociais nesta sexta-feira, 7, por meio de uma nota de repúdio. O clube denuncia que um torcedor proferiu falas racistas contra o atleta. A denúncia foi registrada na súmula da partida ao fim do jogo e o advogado do time e o atleta estão tomando as medidas cabíveis.

Além disso, conforme o clube, torcedores do JEC teriam hostilizado e ameaçado torcedores do São Francisco. “Ao final do jogo, esses torcedores tiveram que sair pela área destinada aos jogadores, a fim de evitar agressões na saída do ginásio, pois, conforme nos informado pela segurança, havia uma confusão entre os próprios torcedores do JEC”, diz a nota.

Confira a nota do São Francisco na íntegra:

“Nós do São Francisco Futsal repudiamos veementemente os fatos ocorridos no jogo de ontem, 06/07/2023, entre JEC KRONA X SÃO FRANCISCO FUTSAL, realizado nas dependências da Univille, na cidade de Joinville. Alguns torcedores uniformizados do JEC KRONA hostilizaram e ameaçaram de forma grave os torcedores do SÃO FRANCISCO FUTSAL, em sua maioria compostos por familiares de jogadores, diretoria e diversas crianças. Ao final do jogo, esses torcedores tiveram que sair pela área destinada aos jogadores, a fim de evitar agressões na saída do ginásio, pois, conforme nos informado pela segurança, havia uma confusão entre os próprios torcedores do JEC KRONA na saída.

Não bastasse o caso mencionado acima, um torcedor identificado pelos próprios seguranças do JEC KRONA, em um ato criminoso abominável, proferiu palavras racistas ao atleta do SÃO FRANCISCO FUTSAL, Flávio Simões (Flavinho). Ao final da partida, isso foi inserido na súmula, e todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas entre o advogado do SÃO FRANCISCO FUTSAL e o atleta.

Vale lembrar ainda que não havia policiamento no local, apenas seguranças contratados pelo JEC KRONA.

Pedimos à Federação Catarinense de Futsal e ao próprio JEC KRONA que tomem uma atitude para que fatos como estes não manchem o brilho do espetáculo, pois o futebol/futsal não deve ser uma arena de selvageria, mas sim um momento de lazer e alegria.”

Confira a nota do JEC Futsal na íntegra:

“Após o término da partida entre JEC Futsal e São Francisco, um dos atletas da equipe visitante relatou a ocorrência de ofensas racistas contra ele por parte de um torcedor.
Prontamente, a equipe de seguranças identificou o suposto agressor e tomou as medidas cabíveis para que o atleta em questão pudesse registrar o BO.

Além disso, o JEC Futsal também registrou a ocorrência, e agora aguarda os trâmites legais pelas autoridades públicas competentes.

Racismo é crime, deve ser banido da nossa sociedade, e precisa ser combatido por todos nós. O futsal de Joinville sempre foi reconhecido por promover o respeito, a confraternização e trazer lazer para as famílias. Seguiremos firmes nesse propósito.”


Assista agora mesmo!

Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo